segunda-feira, 1 de novembro de 2021

      
      Covid-19
/ Lançado hoje em Bissau certificado digital de vacinação

Bissau, 01 Nov 21(ANG) – O Alto Comissariado da Covid-19, lançou hoje o certificado digital da vacinação contra os vírus da Covid-19, que irá faciclitar a mobilidade das pessoas nas suas viagens.

Ao presidir a cerimonia, em representação do ministro da Saúde, Mamadu Mudjataba Baldé disse que o ato se reveste de uma importância particular, tendo em conta que a digitalização do sistema de saúde é uma ambição do governo e que em todo o processo de condução de casos da Covid-19, o digital sempre esteve no centro desse processo.

De acordo com Mamadu Mudjataba Baldé, o certificado digital está ao serviço do processo de certifcação da vacinação.

“ A digitalização está ao serviço do desenvolvimento e o certificado digital,  agora lançado, irá facilitar a mobilidade das pessoas, porque até aqui o nosso processo de vacinação interna não era  reconhecido, por falta de um processo digital de vacinação, em conformidade com as normas da Organização Mundial da Saúde”, disse.

Mamadu Mudjataba Baldé acrescentou que, agora, todo o cidadão guineense, e não só, tem a garantia de mobilidade tanto para o espaço sub-regional como para o  internacional.

Acrescentou que o certificado irá permitir monotorizar, com maior precisão e rigor técnico, a situação da imumização da população.

“Lançamos a campanha de vacinação há uma semana, estamos a fazer um esforço no processo de imunização da população.Entretanto é preciso garantir que a população imunizada tenha  garantias de mobilidade no espaço externo e este certificado vem reforçar e confrontar todas essa estratégia”, assegurou.

O Director-Geral da empresa da nova tegnologia “Inolab”, responsavel para digitalização de certificados individuais das pessoas que já tomaram duas ou uma dose da vacina, dependendo da vacina, Adulai Bari revelou que já conseguiram digitalizar mais de 90 mil fichas individuais.

“No início houve uma campanha de vacinação, com um processo um pouco híbrido onde as fichas das pessoas  vacinadas são preenchidas manualmente, e para emitir os certificados é preciso digitalizar primeiro essas fichas e com a mobilização do Alto Comissariado e dos parceiros conseguiu-se digitalar mais de 90 mil fichas”, informou.

Segundo Adulai Baldé, o trabalho foi feito em 30 dias, por 38 digitalizadores, que agora estão em situação de poder  emitir   mais 40 mil certificados dos 46 mil pessoas que tomaram a dose única de vacina e aqueles que tomaram as duas doses, mais 5 mil individuos.

Adulai Baldé afirmou que o certificado foi feito com base nas normas da Organização Mundial de Saúde(OMS).

Explicou que o certificado contêm os dados pessoais e de vacinação e um  código acessível para comprovar a validade ou não do certificado através de um dispositivo movel digital em qualquer parte do mundo.

O certificado digital  é emitido  em três línguas, português, francês e o Inglês.

Contudo, disse que nesta fase ainda não é possivel requerer o certificado via on-line e que os interessados devem deslocar-se  as instalações da Inolab acompanhado de cartão de vacina,  Bilhete de Indentidade ou Passaporte  e pode ser entregue em versão papel ou eletronica.ANG/LPG/ÂC//SG   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário