segunda-feira, 1 de novembro de 2021


Política
/PUN apela a populaçao guineense para não se envolver em situações que podem levar o país ao “caos”

Bissau, 01 Nov 21 (ANG) – O líder do Partido da Unidade Nacional(PUN) apelou a populaçao guineense para  não se deixar  ser levada  para o “caos” , tal como  acontecera no  conflito militar de 7 de Junho do 1998.

Idriça Djalo falava esta segunda-feira em conferência de impensa sobre diversos assuntos de atualidade de interessse nacional .

Disse que o Partido da Unidade Nacional está preocupado com o rumo que os acontecimentos estão a tomar, porque no passado, situações idênticas  criaram tempestades que acabaram por  precipitar o país para o caos.

ʺEstou a falar de 7 de Junho de 1998, um coflito politico militar que distruiu o nosso paÍs. A classe politica dirigente se tornou especialista em escolher um problema falso e transformá-lo em  pesadelo para distruir o nosso paÍs”, disse.

Djaló afirmou que  foi de novo trazido um problema em torno da revisão constituicional que não serviu ninguém e que foi fonte de problema desde que o país se enveredou pela  democracia.

O lider do PUN referiu que o Presidente da República criou a sua comisssão e tentou resolver,  à sua maneira, o problema e a Assembleia Nacional Popular levantou e disse que isso é da sua prorogativa, e que depois a sociedade viu ser envolvida em todas as consequências deste ato.

Acrescentou que o Presidente da Republica disse claramente que, se a sua proposta da revisao constitucional não passar vai dissolver o parlamento e convocar  novas eleições.

“Todos ouviram a resposrta da ANP. Arranca claramente aquilo que vai ser nova crise no paÍs”, frisou.

Idriça Djalo sublinhou que, o PUN quer alertar a populaçao tal como em 7 Junho de 1998, quando a ANP forjava uma comissão da alegada venda de armas e envolvia  a população.

 ʺA constituiçao é clara e disse que a iniciativa da revisão constitucional, não hâ dúvida, é da competência dos deputados”, afirmou.

A ANP incia no próximo dia 04 mais uma sessão parlamentar com a revisão da Constituição agendada.ANG/MI/ÂC//SG  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário