segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cultura


Governo oferece 50 mil dólares ao Centro “José Carlos Schwartz”

Bissau, 08 Dez 14 (ANG) -O Centro Académico de Ciência, Cultura e Ambiente “José Carlos Schwartz” vai receber do governo um apoio financeiro no valor de 50 mil dolares americanos. 

A promessa para o feito foi feita no último fim-de-semana pelo Primeiro-ministro, Domingos Simöes Pereira.

Na cerimónia, o primeiro-ministro afirmou que se José Carlos Schwatrz ainda estivesse vivo e pudesse escolher a forma de sua homenagem, de certeza que teria escolhido algo como esse centro.

Acompanhado do Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, Tomas Barbosa, o chefe do governo anunciou ter chegado a um acordo com este para a expansão de centros desta natureza nos diferentes bairros de Bissau e do interior do país.

Por sua vez, o Diretor-geral da Cultura, João Cornélio Gomes, disse tratar-se, duma grande obra, fruto de esforço pessoal ao qual o governo vai se associar para a promoção da cultura.

 Aquele responsável exortou aos moradores da localidade a ajudarem na preservação daquele espaço que servirá às crianças e pessoas de arte para o lançamento de novos valores.

Presente no evento, o artista e amigo de José Carlos Schwartz, Ernesto Dabo manifestou o seu orgulho pela obra que homenagea o pioneiro da musica moderna guineense.

“Este tipo de realização nos assegura que esta terra terá um futuro próspero”, argumentou Dabo.

Para Edson Gomes Ferreira, o mentor da criação do centro, o mesmo visa colmatar o vazio cultural e ajudar a incrementar mais dinâmica cultural. Para tal, mostrou-se aberto a eventuais apoios.

O filho do músico homenageado de nome Remna Schwartz, qualificou o acto de “símbolo de humildade”, idêntico ao que, em vida, o pai demonstrava em público.



ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário