sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cultura



Movimento Acção Cidadã homenageia cineasta Flora Gomes

Bissau, 12 Dez. 14 (ANG)-O movimento Acção Cidadã (MAC) agendou para os dias 15 à 20 do mês em curso, um conjunto de actividades e que vão culminar com uma gala para homenagear o cineasta guineense, Flora Gomes.

O evento do MAC enquadra-se num projecto denominado HomegeArte, cuja primeira edição se assinala nos 5 dias acima indicados.

De acordo com os proponentes do certame, a HomenageArte passará a ser levada a cabo anualmente com vista a cultivar referências positivas no espaço social guineense.
“Flora Gomes e os óculos do sonho” é o tema dado a esta primeira edição do HomenageArte.

 “O que pretendemos com esta primeira edição é realçar as obras feitas e não as figuras das pessoas por si só”, esclareceu Miriam Fernandes Gomes Sá, do MAC.

Por outro lado, preconiza-se tornar a HomenageArte num espaço para cultivar referências positivas, criar condições para deixar legados à nova geração, promover e valorizar o trabalho cultural de pessoas e instituições.

Durante o evento serão realizadas acções como Workshops, conferência internacional, uma Gala de homenagem e lançamento de um livro sobre intervenções do cineasta Flora Gomes.

Indagada sobre apoios da parte do governo a organização disse que não solicita e nem aceita qualquer tipo de apoios.

“ Mediante a dimensão deste evento abrimos uma excepção onde convidamos alguns parceiros para se associarem a esse evento. Porém não solicitamos, enquanto parceiro, o apoio do governo e nem recebemos nenhum convite da parte do governo”, disse Miriam Gomes Sá.

Ela  explicou que o projecto,  não só visará obras de personalidades fisicamente presentes mas também os que já não se encontram entre os vivos no sentido de cultivar boas culturas existentes no seio da sociedade guineense.

Ação Cidadã (MAC), é um movimento social de cidadãos livres em pleno exercício da cidadania.


ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário