quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prevenção contra ébola
Governo reabre fronteiras Leste e Sul com Guiné-Conacri

Bissau,04 Dez 14 (ANG) - As fronteiras terrestre entre a Guiné-Bissau e a Guine-Conacri encerradas pelas autoridades do pais desde Agosto como medida de prevenção contra ébola que assola o pais vizinho, vão ser reabertas no próximo dia 9 do corrente mês.

A garantia foi hoje dada à imprensa pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, em nome do Primeiro-Ministro, após uma reunião mantida entre o Governo e a Comunidade Internacional.

Baciro Djá disse tratar-se de uma decisão politicamente ponderada numa perspectiva diplomática e de solidariedade com o pais irmão da Guiné-Conacri.

Djá reiterou que o executivo mantem a sua firmeza na luta contra o ébola de uma forma inequívoca e com todas as estruturas sanitárias de prevenção necessárias.

Referindo-se ao encontro com a comunidade internacional, o governante disse que serviu igualmente para agradecer o apoio e a colaboração da Comunidade Internacional as autoridades guineenses nesta luta de prevenção do ébola.

"Felizmente na Guiné-Bissau até então não se registou nenhum caso dessa doença e oxalá que isso continue e há todo um dispositivo estratégico montado pelo Governo para que o pais seja livre do ébola.

Questionado sobre se serão reforçadas as medidas de prevenção com a reabertura da fronteira, Baciro Djá respondeu que sim, acrescentando que é preciso diagnosticar o primeiro caso.

"O primeiro caso pode-se diagnosticar junto das linhas fronteiriças ou noutras localidades porque existe um processo de seguimento desde os primeiros sintomas até a confirmação da doença", explicou.

Segundo ele, as medidas poderão ser reforçadas, inclusive com instituições equipadas para diagnosticar os eventuais casos suspeitos da doença em todas as zonas fronteiriças envolvendo todas as populações, os lideres comunitários, de opiniões e a sociedade civil numa frente comum contra a epidemia.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares informou que a Guiné-Bissau como membro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), e todos os países membros dessa organização já abriram as suas fronteiras razão pela qual a Guiné-Bissau  não pode ser  a excepção.

Por sua vez, Maria Ribeiro, Representante Ajunta do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), garantiu a continuidade dos apoios da comunidade internacional à Guiné-Bissau.

"Em nome do Sistema das Nações Unidas, a nossa disponibilidade continua porque há muito tempo que trabalhamos nos aspectos de prevenção do ébola e reiteramos os nossos apoios sobretudo em relação a decisão do Primeiro-Ministro no que se refere  a reabertura das fronteiras com a Guine-Conacri", explicou, Maria Ribeiro.

Disse que a ONU apoia os esforços de preparação e de resposta a eventual caso de infecçäo por ébola na Guiné-Bissau, o que pressupõe o reforço da capacidade da supervisão nos pontos de entrada do pais. 

ANG-AC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário