quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sindicato


UNTG entrega caderno reivindicativo no início de 2015

Bissau, 11 Dez 14 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) agendou para Janeiro próximo a entrega ao Governo de um caderno reivindicativo, espelhando várias preocupações dos trabalhadores.

 Em declarações exclusivas à ANG, o Secretário-geral da UNTG explicou que o referido documento irá incidir-se sobre a necessidade de melhoria das condições laborais aos funcionários públicos.

 “No caderno enumeraremos problemas de acordo com as propostas apresentadas à UNTG pelos 19 sindicatos filiados para depois serem submetidas ao governo com vista a melhorar a administração pública”, explicou Estêvão Gomes Có.

Questionado sobre a sua opinião em relação ao Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2015 aprovado esta terça-feira em Bissau, com 71 votos a favor, zero contra e zero abstenções, Estêvão Gomes Có respondeu que congratulou-se com OGE/2015, justificando que o mesmo reflecte as necessidades do executivo no seu programa de urgência de governação, por isso recomenda a sua execução integral para o bem do povo guineense.

“OGE é a previsão das receitas e despesas e quando é assim o governo deve segui-lo “a pé de letra” , para nós é salutar, apesar de não prever o aumento salarial que era a nossa ambição”, lamentou o Secretário geral da UNTG.

Contudo, Estêvão Gomes Có disse estar convicto de que o governo irá proceder ao aumento salarial em 2015,divido a algumas sobras em dinheiro em alguns ministérios.
Acrescentou que o montante recuperado deve reverter-se para o aumento do salário dos funcionários que ganham menos de 50.000 mil francos cfa.

Nesta entrevista concedida à Agencia de Noticias da Guiné o secretário-geral da UNTG Informou que tenha aconselhado ao governo no sentido de fazer uma justiça salarial na função pública porque “não podemos ter dois tipos de cidadãos ou de funcionários, em que uns recebem milhões e outros, um salário miserável”.

ANG/LPG/JAM/SG


       

Sem comentários:

Enviar um comentário