terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Navegação marítima


Capitão dos portos considera de positivo balanço das actividades de 2014

Bissau, 09 Dez.14 (ANG) -. O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau (CPG-B) classificou hoje de positivo o balanço das actividades desenvolvidas em 2014, “porque as medidas adoptadas pela instituição permitiram reduzir casos de acidentes marítimos em relação ao ano transacto”.

“De facto, dos 8 acidentes registados nesse período, não houve nenhum morto e a maioria deles se deveu a falhas mecânicas”, disse Mário Domingos Gomes em declarações hoje à ANG. Em 2013 houve 16 acidentes de mar.

Na sua avaliação disse que os proprietários das pirogas em função cumpriram “em quase 98 porcento” as medidas impostas pela Capitania e Portos.

Domingos Gomes realçou que a linha verde criada pela Capitania dos Portos, contribuiu muito no sucesso da prevenção de acidentes. “Vários passageiros recorreram a essa linha para pedindo socorro, ou ainda por via rádio.

O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau promete para 2015, o reforço de segurança nas embarcações que fazem ligações marítimas em todo o território nacional.

Anunciou que além de por a disposição dos passageiros o número de emergência para caso de perigo, no próximo ano todas as pirogas de transportes teräo uma bandeira.

Este responsável prometeu ainda que em 2015 todas as delegacias dos portos passarão a funcionar com mais eficiência, a fim de responder todas as exigências dos utentes.

 “A Guiné-Bissau é um país que se debate com problemas de falta de transportes marítimos, nomeadamente barcos. Os que faziam ligação do continente às ilhas  se encontram em reparações”, indicou para justificar o uso de pirogas como alternativa.

A concluir, este responsável instou o governo no sentido de adquirir barcos para garantir maior segurança na navegação marítima, sobretudo para as ilhas.

.ANG/JD/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário