sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


Caso «rebeldes de Casamance»

ANP recomenda resolução do conflito por via do diálogo entre partes

Bissau, 19 Dez 14 (ANG)- A Resolução da Assembleia Nacional Popular (ANP) sobre o recente incidente ocorrido no sector de Farim (norte) que envolveu o antigo Ministro da Administração Interna, Botché Candé e os rebeldes senegaleses de Casamance, recomenda, entro outros, o diálogo, “em articulação com todas as partes interessadas”.
Ex ministro da Administracao Interna Botche Cande

Segundo o  jornal estatal Nô Pintcha , os parlamentares lamentaram e condenaram o que consideraram “divulgação precipitada” e a forma como os órgãos de comunicação social trataram o incidente, ocorrido aquando da visita do demitido ministro Botche Candé às zonas fronteiriças do Norte da Guiné-Bissau.

E na sequência desta situação, em que vários círculos culpam as forças de segurança da zona pelo sucedido, os deputados aconselham o executivo a “retomar o princípio de rotatividade do pessoal da Administração Pública nas regiões”.

A ANP ainda reitera a fidelidade e respeito da Guiné-Bissau aos Acordos e engajamentos bilaterais, regionais e internacionais”.

Outra preocupação da ANP nesta resolução é o reforço do nível de segurança e de protecção das populações e capacidade de intervenção das estruturas regionais em matéria de logística, bem como as forças de defesa e segurança das localidades do país próximas das zonas que chama de “vulneráveis”. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário