segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SIDA


Juventude guineense recomenda prevenção

Bissau, 01 Dez 14 (ANG) – Os Jovens guineenses estão conscientes das formas de transmissão da sida e, ao mesmo tempo, reconhecem que a única forma do seu combate é a prevenção através do uso de preservativo nas relações sexuais.

Pelo menos foi isso que a ANG apurou junto de quatro jovens com idades compreendidas entre os 20 e 35 anos, na auscultação levada a cabo, no quadro das comemorações do dia mundial de luta contra “o flagelo do século”, 1 de Dezembro.

A activista de luta contra a SIDA, Teresa Tavares, de cerca de 30 anos de idade esclareceu que ser portador do vírus não significa ter esta doença, pois, prosseguiu, a pessoa infectada pode viver muitos anos, se seguir as instruções médicas no tratamento com anti-retrovirais.

“Para o nosso bem, não devemos ter medo nem vergonha de enfrentar a doença porque com a saúde é que podemos fazer algo de importante” aconselhou Teresa Tavares referindo-se aos receios de alguns cidadãos em relação a esta doença.

Por seu turno, Matias Sambú de 32 anos de idade e comerciante de bebidas relativizou a questão do SIDA ao afirmar que a doença é tal e qual a qualquer outra enfermidade e lembrou que a única maneira de evita-la é respeitar a fidelidade conjugal.

Igualmente, Graciete Marcos Djú, que exerce actividade comercial na avenida Domingos Ramos martelou na necessidade dos parceiros serem fieis aos conjugues.

 Exortou aos jovens a privilegiarem a formação em detrimento de se lançarem à uma vida desregrada, “pois só com a instrução académica é que uma pessoa pode alcançar o bem-estar na vida”.

“Se o meu namorado está contaminado com o vírus de sida não vou lhe abandonar porque sei que ele não pode me contaminar através do carinho, dos beijos, da troca de ideias até mesmo fazendo relações sexuais, se usarmos correctamente o preservativo”, explicou Graciete Marcos Djú.

Já, Sambel Baldé, estudante liceal apelou aos jovens a levarem consigo sempre o preservativo, para se prevenirem em caso de relação sexual não programada.´

“Devemos prevenir contra o SIDA, pois, por enquanto, ela não tem cura”, disse o jovem Sambel Baldé.

Mais de 3 por cento da população guineense são portadores do vírus SIDA, segundo estatísticas oficiais.


ANG/PFC/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário