terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Recursos haliêuticos


Navio científico da Mauritânia avalia stock na ZEE da Guiné-Bissau

Bissau, 16 Dez 14 (ANG) – Um navio científico da Mauritânia procede desde a semana passado ao levantamento dos recursos haliêuticos na Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Guiné-Bissau, revelou à ANG, o Secretário de Estado das Pescas, IIdefonso Barros.

 Segundo explicações do Secretário de Estado das Pescas, trata-se de uma campanha de avaliação dos recursos demersais na ZEE, cujos resultados o governo espera que permitam conhecer as potencialidades concretas do pais nesse domínio, com vista a sua melhor gestão.

Ildefonso de Barros afirmou que este trabalho vai permitir ao governo conhecer bem e melhor a quantidade dos recursos haliêuticos e ter uma ferramenta para definir com facilidade o plano anual de gestão dos recursos, assim como controlar a emissão de licenças de pescas.

“A campanha visa essencialmente fazer avaliação dos principais stocks dos recursos demersais não só pelo valor mas também do ponto de vista de sua gestão.

O Secretário de Estado das Pescas informou que o barco foi contactado no âmbito da cooperação bilateral entre a Guiné-Bissau e Mauritânia, adiantando que os trabalhos são feitos em conjunto com os técnicos nacionais.

A equipa é formada por três técnicos nacionais ligados ao sector da pesca, um consultor espanhol recrutado pelo projecto regional de pesca na África ocidental PRAO-GB e um investigador da Mauritânia.

Ildefonso de Barros pediu aos técnicos nacionais a não pouparem os seus esforços porque o governo pretende prepará-los e capacitá-los para que, um dia sozinhos, possam fazer este trabalho, com o apoio de técnicos da Mauritânia e outros.


ANG/JAM/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário