quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Televisão


Validada estratégia nacional de transição analógica para digital
Bissau, 04 Dez 14 (ANG) – A estratégia nacional de transição da televisão analógica para digital terrestre foi validada quarta-feira pelos participantes de um ateliê organizado para o efeito e que decorreu durante dois dias.
Os participantes deste ateliê recomendaram ao Governo e a comissão da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), um conjunto de acções para diminuir a distancia que separa a Guiné-Bissau dos demais países da sub-região no que se refere a implementação do processo de transição.

Aconselharam a criação de uma comissão para o pedido de financiamento junto do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) e Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDAO para assegurar o financiamento integral do processo, de um secretariado permanente para o seguimento do processo de transição para digital, a  implementação de medidas de acompanhamento social das populações e de criação de um fundo de desenvolvimento de conteúdos audiovisuais nacionais, conforme o documento estratégico.

A revisão pela União Económica Monetária Oeste Africana  das coordenadas geográficas de todas as estações televisivas projectadas,(um total de seis) incluindo a estação de Bafatá, tendo em conta a necessidade da cobertura nacional, sem causar interferências aos países vizinhos e a revisão do custo do processo de transição tendo em conta a nova configuração técnica da rede,  são  outras recomendações saídas no ateliê.

A estratégia nacional de transição da televisão analógica terrestre para Digital foi elaborada com assistência de uma comissão da UEMOA.

Os custos iniciais dessa transição foram orçados em 8 mil milhões de francos cfa.

A Guiné-Bissau deve fechar esse ciclo de transição o mais tardar até Junho de 2015.

ANG/LPG/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário