quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Direitos Humanos


Três jornalistas galardoados com premio “Jornalismo e Direitos Humanos”

Bissau, 10 Dez 14 (ANG) – Os jornalistas, Ussumane Baldé, na categoria da Imprensa escrita, Demba Sanha na da Televisão e Sumba Nansil na da Rádio foram agraciados hoje com o premio “Jornalismo e Direitos Humanos.

Mesa que presidiu a cerimonia de entrega dos prémios
 Cada um dos laureados recebeu um envelope com 100 mil Francos CFA, livros e materiais audiovisuais com temáticas sobre os direitos humanos.

O concurso foi promovido pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), em colaboração com os seus parceiros, ACEP e foi financiado pela delegação da União Europeia.

Segundo a organização humanitária, o certame visa reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes que contribuem para a mudança de mentalidade na sociedade guineense e que participam na construção de uma cultura democrática, na perspectiva da promoção da defesa dos direitos humanos.

Presidindo o acto, o ministro da Comunicação Social, Agnelo Regala realçou o papel dos jornalistas na luta contra as violações dos direitos humanos e na contribuição da mudança de mentalidade no seio da sociedade.

“Para que o nosso direito seja valorizado e respeitado é necessário luta permanente para sua conquista”, frisou Agnelo Regala que qualificou de “questões culturais” a luta pelos direitos humanos assim como pelos valores democráticos.

Acrescentou que nessa perspectiva, os jornalistas e os órgãos da comunicação social têm o dever profissional de garantir a cobertura jornalística e tratar  questões relativos aos direitos humanos da mesma forma que tratam outros temas de actualidade.

O governante considerou de insuficiente os trabalhos até aqui desenvolvidos pela Comunicação Social e acrescentou que as coberturas jornalísticas dos assuntos ligados aos direitos humanos se centram essencialmente na vertente de violação dos direitos civis e políticos em deferimento dos direitos sociais, económicos e culturais.

“O lançamento de um prémio de jornalismo dos direitos humanos pretende também dar um contributo no reconhecimento do mérito pela vitória dos valores adquiridos”, confirmou Luís Vaz Martins.

Satisfeito com o prémio Ussumane Baldé disse que conseguiu esse resultado graças a equipa do Jornal “Ultima Hora”, razão pela qual agradece à todos os profissionais deste semanário.

Entretanto outros sete concorrentes foram agraciados com premio de consolação de um envelope contendo livros e matérias áudio visuais com conteúdo temático dos Direitos Humanos.


ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário