terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Produção das FA,s


“Batalha de Komo” arranca em 2015

Bissau, 23 Dez 14 (ANG) - O plano estratégico para o relançamento e modernização da produção das Forças Armadas, baptizado com o nome de “Batalha de Komo”, é o “milagre” que se espera venha a reduzir drasticamente os problemas dos militares, em termos de alimentação.

responsável para a Modernização e Produção das FA,s é quem o afima, tendo acrescentado tratar-se de um projecto estruturante que engloba os Ministérios da Defesa e da Administração Interna, e avaliado em 57 milhões de Dolares americanos, que  deverão ser mobilizados através da Mesa Redonda do próximo ano.

Manuel da Costa falava este fim-de-semana no final de uma visita guiada com os parceiros da Divisão de Produção do Estado Maior General das FA,s que se associaram a este empreendimento nas localidades de Salato, região de Oio, Nhacoba e Fa-Mandinga, na de Bafata, Bidinga Na Nhassé, em Gabu, e Ilondé, na região de Biombo.  

 “O Batalha de Komo cujo inicio esta previsto para 2015 e com duração de quatro anos, prevê a criação de uma fábrica de açucar em Salato, orçado em 35 milhões de dolares, a produção de arroz, raízes e tubérculos, além de criação de pequenas unidades de transformação e sistema de irrigação nos restantes campos”, especificou, sendo ladeado pelo Brigadeiro General, lassana Ndami.

Segundo da Costa e como sinal de sua vontade politica em relação a esta iniciativa, o governo vai desbloquear, de imediato, 43 milhões de Francos CFA para financiar as actividades iniciais deste projecto, nomeadamente a formação de antigos combatentes no domínio de horticultura, criação de caprinos, abertura de campos de cultivo e recuperação de casas destruídas pelo mau tempo, em Fa-Mandinga.

“Sera o centro de produção das FA,s, ou seja, nele sera criada a chamada escola-fazenda para formação dos que pretendam investir na agricultura”, frisou Manuel da Costa que diz que este projecto ira estender-se aos  reformados  do sector da Defesa e Segurança e civis.

A recuperação da horta de bananas e das residencias dos militares no campo Agro-Industrial de Salato, a reconstrução das casas dos elementos ligados ao departamento de Modernização e Produção em Bidinga Na Nhassé deverão ser as primeiras actividades  da Batalha de Komo.

Quanto ao campo de Nhacoba, por ser um campo de pertença civil, mas que futuramente sera explorado pelas  FA,s, Manuel da Costa esclareceu  que este aguarda a disponibilização do fundo de contrapartida para começar a ser trabalhado.

No campo avi-suíno de Ilonde as forças armadas perspectivam a criação de animais tais como galinhas, porcos, coelhos e nele sera instalado um matadouro para abate das aves para o consumo nas diferentes unidades. No mesmo campo proceder-se-a a produção de rações  para os animais.

O balanço da visita é positivo”, qualificou o responsável que acrescentou que ao longo da mesma os parceiros tiveram a oportunidade de constar as potencialidades dos campos percorridos, suas dificuldades e esboçar as formas de as ultrapassar.

A Associação das Mulheres de Actividade Econômica (AMAE), Associação Nacional dos Agricultores (ANAG), e a Câmara de Comércio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS), e os representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Plano, são as instituições que se associaram à este empreendimento dos militares.

“Com o Ministerio da Agricultura existe um convenio de cooperação tecnico em que se pede a assistencia técnica do mesmo as produções das FA,s”, salientou.

No futuro, segundo o responsavel para a Modernização e Produção das FA,s, um convénio vai ser igualmente estabelecido com os Ministérios das Infraestruturas e da Energia e Industria para ajudarem na melhoria de vias de escoamento dos produtos e no abastecimento de energia eléctrica às unidades industriais, por exemplo, na produção de cana-de-açucar.

Instado a opinar sobre o que viu e o que pensa recomendar, Corca Djalo, Secretario Executivo da ANAG, manifestou-se satisfeito com a visita e considerou que  demonstra o engajamento de “todos os guineenses” no desenvolvimento socio economico do pais.

Apelou aos parceiros a financiarem este projecto das FA,s e elogiou a “boa vontade do executivo”.






ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário