segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ODM


PNUD lança relatório de 2014 sobre Países Menos Desenvolvidos

Bissau, 15 Dez 14 (ANG) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança esta terça-feira em Bissau, o Relatório de 2014 sobre a situação do Países Menos Desenvolvidos do mundo, elaborado pela Conferencia das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

A informação consta num comunicado de imprensa do Departamento da Comunicação da representação desta Agência da ONU no país, enviado hoje à ANG.

De acordo com a nota que cita esse relatório, os “países mais pobres do mundo estão presos num círculo vicioso, que deve ser invertido, caso queiram alcançar os novos objectivos de desenvolvimento”.

O referido relatório intitulado, “Crescimento com Transformações Estruturais: Uma Agenda de Desenvolvimento do Pós-2015”, chama atenção a comunidade internacional sobre a necessidade de  «aprender com os erros da maioria dos países em desenvolvimento que falharam em alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), embora registem um crescimento económico “forte”.

Segundo o PNUD, este «paradoxo deve a  falha das economias dos PMDs em atingir as mudanças estruturais não obstante observarem o crescimento, em consequência dos bons resultados dos preços de exportação e do aumento da ajuda pública ao desenvolvimento.

Assim, conforme o comunicado, a UNCTAD recomenda uma mudança considerável nas políticas, com o objectivo de modernizar e diversificar as estruturas económicas destes países menos avançados, priorizando “os produtos de maior valor agregado e mais sofisticados”.

Segundo a nota do PNUD, espera-se que, em  cumprimento do objectivo principal de desenvolvimento do pós-2015, seja erradicada a pobreza até 2030. O que , acrescenta o documento, significa reduzir a «pobreza a zero em todo o lado”, com destaque nos PMDs.

Para isso, o relatório sublinha três prioridades, nas políticas para uma agenda de desenvolvimento pós-2015, ou seja, a mobilização e direccionamento dos recursos para o investimento, a transformações das economias e o estabelecimento de políticas macroeconómicas que promovam o investimento e o crescimento da procura.

Actualmente, 48 países, incluindo a Guiné-Bissau, Senegal, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe,  fazem parte dos PMDs, dos quais 34 são do continente africano.

 ANG/ QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário