segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cultura


Novo DG promete combater pirataria das obras culturais

Bissau, 01 Dez 14 (ANG) – O Director-geral da Cultura, João Cornélio Gomes Correia manifestou hoje a sua determinação em trabalhar para por cobro à prática de pirataria das obras culturais no país, cujos contornos são preocupantes, segundo os artistas.

João Correia que falava em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné (ANG), acrescentou que esta luta será desencadeada, particularmente, pelo Gabinete de Direito do Autor, de forma a proteger os músicos contra os piratas que actuam, maioritariamente nos mercados da capital.

“Os nossos músicos, por exemplo, enfrentam todo o tipo de sacrifícios e labutando com os meios próprios para gravar os seus trabalhos vêem-se defraudados pelos piratas que reproduzem as suas obras impunemente,” indignou-se o DG da Cultura.

Ainda de acordo com este responsável, a Guiné-Bissau se encontra totalmente desorganizada no que diz respeito a promoção de eventos culturais.

“Pessoas desprovidas de conhecimentos sobre a cultura aventuram-se na organização de espectáculos de forma indisciplinada, ou seja quando, onde e como quiserem”, disse tendo ainda acrescentado que os proprietários dos salões onde ocorrem estes eventos não pagam imposto ao Estado.

“Vamos tomar fortes medidas para por fim à essa prática,” advertiu Cornélio Gomes Correia.
Questionado sobre para quando a construção de um Palácio da Cultura, João Cornélio , respondeu que “provavelmente” depois de concluído as obras de construção do palácio da Justiça pela Republica Popular da China.

O titular da pasta da cultura reconheceu ter encontrado a Direcção da Cultura num estado de desorganização total e prometeu trabalhar para resgatar àquela instituição dessa situação em benefícios dos artistas.

ANG/LLA/JAM/SG               
    


Sem comentários:

Enviar um comentário