terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Função Publica


UNTG apresenta brevemente “Caderno Indicativo” ao Governo

Bissau, 30 Dez.14 (ANG) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guine (UNTG), vai entregar dentro em breve um Caderno Indicativo ao Governo onde consta todos os problemas com que se deparam a função pública e instituições privadas guineenses.

Em declarações hoje à imprensa, Estêvão Gomes Có afirmou que já enviaram uma nota ao Primeiro-Ministro informando-o sobre o Caderno Indicativo e estão a aguardar a resposta e data para o entregar.

O Secretário-geral da UNTG revelou que a partir de 2015 não haverá reivindicações "esporádicas", porque todas as preocupações e problemas podem ser discutidos no Fórum da Concertação Social, a não ser os assuntos específicos que serão debatidos na própria instituição.

“Existe injustiças desnecessárias no país concretamente nas atribuições de salários, subsídios aos trabalhadores principalmente aos pensionistas e reformados. Tudo isso se deve ao não funcionamento da administração pública, incumprimento de critérios pré-estabelecidos e a inaplicabilidade da Lei Geral do Trabalho,” afirmou o sindicalista.

Estêvão Gomes Có explicou que no início do ano 2014, os servidores de Estado se debateram com enormes dificuldades mas há quatro meses atrás o Governo minimizou esse sofrimento através de pagamentos salariais.

Perguntado sobre o possível aumento salarial na função pública, aquele responsável sindical respondeu que depois do pagamento presencial vão exigir ao Governo a entrega do relatório a fim de reajustar o salário dos que estão sofrendo.

 Estêvão Có apelou ao diálogo entre o Governo e o Conselho Permanente de Concertação Social para que haja a paz e estabilidade definitiva na Guiné-Bissau.

 A UNTG congrega mais de vinte sindicatos e associações específicas.

ANG/JD/MSC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário