quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governação



Deputados aprovam OGE/2015 e Plano Nacional de Desenvolvimento
 
Bissau, 10 Dez 14 (ANG) -Os Deputados da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP) aprovaram por unanimidade Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2015 e Plano Nacional de Desenvolvimento.

A votação decorreu  terça-feira no Palácio Colinas de Boé em Bissau, com 71 votos  a favor, zero contra e zero abstenção.

 O documento foi debatido durante todo o dia, e os deputados recusaram a proposta do Governo de eliminação do imposto “ Fundo Nacional de Promoção de Industrialização de produtos Agrícolas (FUNPI)”, por reduzir o rendimento dos produtores em cerca de 11 por cento e aumentar a pobreza em dois por cento.

Com tudo isso, os parlamentares recomendaram ao governo no sentido de auditar todas as contas do Fundo Nacional de Promoção da Industrialização de produtos Agrícolas (FUMPI) desde a sua criação até a data presente, e o seu resultado determinaria o seu futuro, devendo a auditoria  ser feita antes do inicio da campanha de comercialização da castanha de caju de 2015.

O Primeiro-ministro, Domingos Simões pereira manifestou a sua satisfação e disse que a votação por unanimidade não torna as coisas fáceis para o governo mas sim aumenta a sua responsabilidade no sentido de aplicar o que há muito tempo prometeram ao povo - provar que são capazes de o realizar.

“Felizmente não estamos só na realização dessa tarefa. Vamos contar com a capacidade e a disponibilidade de cada um de nós e de todos os guineenses para produzirmos um consenso e determinação para que o povo se compreenda que, de facto, estamos a propor uma leitura deferente para uma Guiné positiva”, referiu.

Acrescentou que, o momento exige o envolvimento de todos os guineenses para provar que “somos capazes de viver em paz, na harmonia e construir um futuro da dignidade para o nosso povo ”.

O OGE/2015 é estimado em 148 mil milhões de francos cfa  havendo um défice de 57 mil milhões de francos cfa que segundo o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins será coberto com financiamentos externos já garantidos.

 ANG/LPG/ PFC/FG
  

Sem comentários:

Enviar um comentário