segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tráfico de drogas


Agentes da POP detidos podem ser julgados em Janeiro

Bissau, 22 Dez 14 (ANG)-O julgamento de dois agentes da Polícia da Ordem Pública(POP) detidos por alegado desvio de droga apreendida nas mãos de um suspeito traficante, terá lugar em Janeiro do próximo ano, caso o Juiz de Instrução Criminal (JIC) confirmar a prisão preventiva dos mesmos.

A Informação foi dada hoje à ANG, por um magistrado do Ministério Público junto a Delegacia da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau.

De acordo com este profissional judiciário, mesmo se o JIC decretar a prisão preventiva nestes dias, os prazos para a prática dos actos judiciais legalmente previstos, impedem que os julgamentos destes paramilitares sejam possíveis ainda em 2014.

No cumprimento dos trâmites processuais, explica este magistrado que pediu anonimato, com a decretação da prisão preventiva, estes policiais terão oito dias para uma eventual impugnação da decisão do  JIC.

Caso não contestarem a decisão do JIC, acrescenta o magistrado, a acusação da Procuradoria-Geral da República converterá em definitiva.

Só depois desta fase, de acordo com as suas palavras, serão agendas as audiências e sessões de julgamentos destes suspeitos.

Segundo as autoridades judiciárias ouvidas pela RDP/África, os dois agentes da POP teriam apreendido o estupefaciente na posse dum emigrante guineense que se encontra no país, mas não entregaram o produto apreendido as autoridades competentes, nesta caso à Policia Judiciaria.

ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário