sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


Religião

Organização de imames quer mais regalias sociais para muçulmanos

Bissau,19 Dez 14(ANG) – A União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau defende a mudança no Bilhete de Identidade do estado civil  solteiro para casado à cidadãos casados segundo usos e costumes.

Aspecto da Mesquita de Bissau
Segundo o jornal estatal Nô Pintcha, essa preocupação de Aladje Bubacar Djalo foi transmitida recentemente ao Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, no decurso de uma audiência no parlamento.

"Este facto não honra os guineenses em geral e os que fazem os casamentos tradicionais em particular, razão pela qual apresentamos a nossa preocupação ao Presidente da ANP no sentido de ver alterada essa situação", explicou.

Segundo aquele responsável, outro aspecto que abordaram com Cipriano Cassama tem a ver com os feriados nacionais, acrescentando que sugeriram-lhe a legislação dos feriados da comunidade muçulmana para que sejam conferidos pelo menos três dias a semelhança do Natal e do Ano Novo.

Aladje Abubacar pediu ainda a inserção da temática Educação Religiosa muçulmana no curriculum escolar.

"Isso ira contribuir na consciencialização das crianças, afastando a mentalidade ante social", disse.

Por outro lado, o Presidente da União dos Imames da Guiné-Bissau sublinhou que o acto de trafico humano é condenável referindo-se a questão das crianças talibãs.

Em relação as crianças que são levadas para outros países para estudos, sugeriu uma solução ao Presidente da ANP no sentido de reabilitarem, ao nível interno, Centros antigos que funcionavam mas que  foram abandonados.

"O Estado pode fazer um levantamento para a reabilitação dos Centros Corânicos que existiam no pais para as crianças estudarem localmente e frequentarem também o ensino oficial", aconselhou.

De acordo com a semanário estatal, outra questão transmitida ao Presidente da Assembleia Nacional Popular foi a de abortos clandestinos que se registam no pais. Adiantou que esta questão merece ser legislada para que se puna os autores.

"Este fenómeno e mesmo desumano", disse acrescentando a titulo de exemplo, os casos verificados no sector de Mansoa, em que uma mãe abandonou o seu bebé recém-nascido numa fossa e a criança viria a ser recuperada num estado critico.ANG/AC/SG
  

Sem comentários:

Enviar um comentário