segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Ensino pré-escolar


UNICEF assina acordo de parceria com Fundação Fé e Cooperação

Bissau, 08 de Dez 14 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) assinou esta segunda-feira um acordo de parceria com a Fundação Fé e Cooperação (FEC), a fim de aumentar a oferta de oportunidades para o desenvolvimento da pequena Infância nas escolas Amigas das Crianças (EAC).

Segundo uma nota de Imprensa dirigida à Agência de Noticias da Guiné (ANG), A UNICEF e FEC pretendem através desta parceria, contribuir para alterar quantitativa e qualitativamente a oferta de oportunidades para o desenvolvimento da pequena infância, do pré-escolar em particular, nas zonas rurais do país.

O mesmo documento informa ainda que, segundo dados do inquérito ligeiro para a avaliação da pobreza (ILAP2), menos de 50 por cento das crianças em idade escolar se encontram  matriculadas nas escolas.

“ Apenas 46,2 por cento dessas crianças frequentaram um programa pré-escolar no ano anterior,” revelou o Comunicado.

O documento realça, por outro lado, que as crianças que vivem em zonas urbanas, têm 1,5 vezes mais probabilidade de frequentar a escola, do que as que vivem em zonas rurais, sendo que a taxa de escolarização difere das crianças que vivem nas zonas rurais.

“ Segundo dados do inquérito aos indicadores Múltiplos (MICS 2006 e 2010) à este dado acresce a baixa quantidade e qualidade da oferta formativa dos agentes educativos habilitados para a pequena Infância , cujo  nível escolar é de  apenas 18,6 por cento dos educadores formados minimamente para o exercício da docência, segundo os dados recolhidos em 2008,” avançou a Nota.

De acordo com o documento, cerca de 164 milhões de FCA financiado pela UNICEF, enquadra-se na segunda fase do projecto de desenvolvimento da pequena Infância cuja duração é de cinco anos, iniciado em 2013,  abrangendo as Regiões de Gabu , Oio, Bafatá, Tombali, Quinara, Bolama/Bijagós e Cacheu.

O mesmo comunicado da UNICEF refere que na segunda fase do projecto será reforçado o acesso e qualidade à Educação de Infância através da formação, de igual modo, que  o projecto irá construir 18 estruturas pré-escolares não formais com serviços a funcionar.
   
ANG/LLA /SG


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