quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ANP


Discussão do OGE/2015 agendada para próxima terça-feira

 Bissau, 04 Dez 14 (ANG) – O Governo da Guiné -Bissau prevê um crescimento de 4,7 por cento da economia nacional no próximo ano, revelou quarta-feira o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira após o acto de entrega ao parlamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015.

 Simões Pereira admite ser um grande desafio atingir essa meta tendo em conta a situação macroeconômica actual da Guiné-Bissau.

O documento resume toda a política fiscal e econômica do pais para o exercício do próximo ano.

.“ Nós saímos de uma situação de quase recessão, porque no ano  2013 tivemos um crescimento de 0,3 % e menos um ano depois estamos a projectar um crescimento de 4,7 por cento, e isso deve ser acompanhado de um grande esforço que vai ter de ser feito no próximo ano, no sentido de manter a inflação a níveis de 1,7 por cento  para permitir que, de facto, o nosso crescimento real seja a volta dos 3 por cento “ explicou o Primeiro-ministro.

Simões Pereira adiantou ainda que, por isso, o governo vai precisar de todo o apoio da Assembleia Nacional Popular no sentido de disciplinar a aplicação do documento entregue, porque de outra forma, qualquer deslize nessa aplicação poderá acarretar consequências muito graves.  

Por seu turno, o Presidente da Assembleia Nacional Popular ,Cipriano Cassamá disse que o orçamento  será discutido na próxima terça-feira, dado alguns atrasos verificados devido a apresentação dos relatórios das comissões especializadas da ANP.

Cipriano Cassamá  destacou o facto de o Primeiro-ministro  ter ido pessoalmente à sede da ANP  proceder a entrega do OGE.

As despesas e receitas do estado para 2015 estão orçadas em 145 mil milhões de francos cfa.


ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário