sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Relações sindicato/Governo


UNTG considera positivo balanço laboral dos últimos seis meses

Bissau,05 Dez 14 (ANG) - O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) considerou hoje de positivo o balanço laboral dos últimos seis meses de 2014, tendo destacado o facto de o governo ter pago regularmente os salários aos funcionários públicos.

Em declaração exclusiva à ANG, Estêvão Gomes Có explicou que durante o referido período, a UNTG manteve três encontros com o governo nos quais debateram o Orçamento Geral de Estado rectificativo de 2014 e analisaram também o OGE/2015  e ainda a composição do Conselho Permanente de Concertação Social.

Estêvão Gomes Có informou ainda que a UNTG já preparou um caderno informativo que vai servir de trabalho de casa para o governo durante o ano 2015,no qual consta, todos os diagnósticos laborais dos sindicatos filiados na UNTG.

“No respectivo caderno a UNTG propôs ao governo que no conselho directivo das instituições públicas, seja integrado um representante de trabalhadores, no sentido de fazer análises, antecipar as reivindicações ou conflitos,” elucidou Estêvão Gomes Có.

“A UNTG vai negociar com o governo um reajuste salarial na função pública, porque há sobras em alguns ministérios, em favor dos que ganham 29 mil francos, sendo um saco de arroz 18 mil cfa, como é que esse funcionário vai pagar aluguer de casa, a escola e saúde da sua família?”, Exemplificou o sindicalista.

Perguntado sobre as dívidas do ano 2003,respondeu que é do conhecimento do governo, mas que o executivo as relegou para segundo plano, devendo ser contempladas no OGE de 2016, tendo em conta que o do 2015 não pode abranger todas as dívidas.

Estêvão Gomes Có apelou ao governo a respeitar os seus parceiros, a fim de ter mais informação e assegurar bom funcionamento da concertação social para a resolução de conflitos laborais.

ANG/JD/JAM/SG   


Sem comentários:

Enviar um comentário