terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PMA


“Sector dos serviços praticamente estagnado ”, refere relatório da UNTAD

Bissau, 16 Dez 14 (ANG) O Relatório da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, UNTAD, sobre os Países Menos Avançados (PMAs) referente ao ano em curso indica que a produtividade do trabalho nos países como a Guiné-Bissau e Malawi, caiu para uma taxa anual de 0.8 por cento.

Segundo este documento apresentado hoje em Bissau pelo Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, a produtividade do trabalho no sector de serviços “praticamente estagnou nos Países Menos Desenvolvidos, desde o início da década de noventa, ao passo que noutros Países em Desenvolvimento, (OPD), ela aumenta 1.8% ao ano.

Relativamente a produtividade industrial, este informe da UNTAD avança que “continuou em trajectória ascendente, apesar da crise de 2008-2009 nos PMAs exportadores de manufacturados, mas caiu abruptamente nos PMAs, exportadores de combustíveis como o Chade, Iémen e Guiné Equatorial, evidenciando a vulnerabilidade destes aos ciclos internacionais “commodities”.

 Sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, ODM, de acordo com os dois técnicos seniores do PNUD que apresentaram este informe anual da UNTAD, os PMAs do continente asiático reduziram a pobreza de 64 para 36 por cento entre 1990 e 2010, em conformidade com a meta de reduzir para metade, a pobreza extrema até 2015.

Em relação aos Países Menos Avançados de África e República de Haiti, o relatório indica uma redução de pobreza moderada de 65 para 51 por cento.

Este documento intitulado “Crescimento com Transformações Estruturais: Uma Agenda de Desenvolvimento Pós-2015” , refere que o desempenho económico dos PMAs em geral, alcançou uma taxa média de crescimento real do Produto Interno Bruto, (PIB), de 5,6 por cento no ano passado, mais alta do que a taxa de crescimento dos países Desenvolvidos que se situa no 1.2 por cento.

No que tange a “Transformação Estrutural” o documento que analisa nomeadamente, o grau do cumprimento das metas dos ODM nos Estados Menos Avançados, frisa que as suas agriculturas continuam a representar a maior parte dos empregos, na ordem dos 65 por cento.

 No entanto, esta cifra, conforme o relatório, diminuiu em nove pontos percentuais desde 1991, indicando uma transformação estrutural mais lenta em relação a Outros Países em Desenvolvimento, OPD, cuja proporção de emprego agrícola diminuiu em 19 pontos percentuais.

Em representação do Secretário de Estado do Plano e Integração Regional no acto, o antigo Ministro da Economia, José Biai realçou a importância da apresentação pública deste relatório e afirmou que servirá de um elemento de informação e de trabalho para as autoridades da Guiné-Bissau.

Para o Director-geral do Comércio e Concorrência, Jaimantino Có, a Guiné-Bissau que outrora exportava os produtos como arroz, amendoim e coconote, deve repensar a sua política económica, devendo o sistema financeiro jogar um papel importante, através de doação de créditos de longa duração, aos operadores económicos.

 Este relatório de UNTAD também recorda o fim da conhecida “metas dos ODM até 2015” e dos novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, até 2030”.Visão esta que pretende, fundamentalmente, um crescimento económico que tenha em conta o desenvolvimento humano e a utilização racional dos recursos naturais.

 Para além dos técnicos seniores do PNUD, estiveram presentes no acto, os representantes das diferentes instituições públicas e dos organismos internacionais sedeados na Guiné-Bissau.


ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário