terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Turismo


SET abre «balcão especial» para criação de empresas turísticas em 2015

Bissau, 30 Nov 14 (ANG) - A Secretaria de Estado do Turismo vai criar, no próximo ano, um «balcão especial» no aeroporto “Osvaldo Vieira”, em Bissau, para registo e formação de empresas do sector turístico.

O anúncio foi feito hoje pelo titular deste pelouro, Vicente Fernandes, em entrevista exclusiva a ANG, a margem da tomada de posse dos novos Director e Inspectora Gerais do Turismo.

o governante garantiu ainda que, a partir de Janeiro de 2015, no mesmo aeroporto serão criados dois balcões de apoio e orientação aos turistas que visitam e deixam a Guiné-Bissau. Com esta iniciativa, segundo este responsável espera-se atrair mais capital estrangeiro para o sector.

Outra acção prioritária da Secretaria de Estado do Turismo no ano que vem, de acordo Vicente Fernandes, será a criação da «primeira escola de hotelaria e turismo», em Bissau e em Cacheu (norte), contando para isso com o apoio dum Instituto Público do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha denominado «Casa África».

Na componente da reforma normativa, Vicente Fernandes diz que, para além da elaboração de um novo Plano Director Turístico, também será elaborado um Plano do Ordenamento do Território que conterá « a cartografia e zoneamento, para evitar o turismo selvagem», e que contará com o financiamento da União Monetária de África de Oeste, a UMOA.

Igualmente, o governante promete para 2015, caso as condições financeiras o permitirem, realizar o «Fórum Turístico» que juntará os operadores nacionais e estrangeiros com o objectivo de fazer conhecer as potencialidades turísticas da Guiné-Bissau que, nas suas palavras, são “invulgares”.

O governante qualifica o sector turístico de «vital» para o desenvolvimento económico a curto e longo prazo para o país, tendo apelado aos operadores estrangeiros a investirem, porque, além das condições naturais favoráveis, a Guiné-Bissau se encontra actualmente estável e pacífica.

Entretanto, tomaram posse hoje a Inspectora-geral e o Director-geral do Turismo, respectivamente, Suzete Gama e Francisco da Costa.


ANG QC/JAM 

Sem comentários:

Enviar um comentário