quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Burkina Faso


Blaise Compaoré sob mandado de captura 

Bissau, 23 Dez 15 (ANG)- As análises efectuadas para detectar traços de ADN nos supostos restos mortais do ex-Chefe de Estado do Burkina Faso, Thomas Sankara, assassinado  durante o golpe de Estado de 15 de Outubro de 1987 que levou ao poder Blaise Compaoré, não foram conclusivas.

O novo governo de Ouagadougou decidiu emitir um mandado de captura internacional contra o ex-presidente Compaoré afastado do poder em Outubro 2014.

O Burkina Faso emitiu um mandado de captura internacional contra o ex-chefe de Estado, Blaise Compaoré, actualmente refugiado na Costa do Marfim, para ser interrogado sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente Thomas Sankara no decurso do golpe de Estado do dia 15 de Outubro de 1987.

A decisão foi confirmada por Prosper Farama, advogado da família Sankara e por duas fontes judiciárias do Burkina Faso. 

Pelo  menos  mais dez pessoas foram indiciadas no  âmbito da morte de Sankara, cuja família  alega ter sido um  assassínio.

Blaise Compaoré chegou ao poder, na  sequência do golpe de Estado de 15 de Outubro de 1987. 

Ele foi obrigado a abandonar a governação do país da África  ocidental e  a  exilar-se na Costa do Marfim em Outubro de 2014, depois de uma revolta popular .

 Um corpo, suposto ser o de Thomas Sankara, foi exumado em 2015. A autópsia revelou que ele  foi  crivado de balas, reforçando a ideia segundo a qual Sankara foi assassinado no decurso do golpe de 1987. As perícias forenses não se revelaram positivas.   

ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário