terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Identificação Civil


Registo à nascença atinge 59 crianças na Maternidade do HNSM

Bissau, 22 Dez.15 (ANG) - O Director-geral da Identificação Civil, dos Registos e Notariado afirmou hoje que num período de menos de um mês já foram registadas 59 crianças nascidas na Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM).

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné-ANG, José Alves Té disse que esta primeira fase do projecto de registo logo a nascenca abrange apenas  os hospitais do Sector Autónomo de Bissau nomeadamente o HNSM, Centro Materno Infantil e hospital de Cumura.

Informou que brevemente a campanha será alargada ao Centro de Saúde de Bandim.

O governo, em colaboração com Ministério da Justiça e da Saúde, assinaram um protocolo de acordo para que as crianças guineenses sejam registadas logo após o nascimento. 

“Este procedimento de registar criança existia outrora e era chamado de transcrição hospitalar, onde os dados eram enviados para a identificação, de seguida far-se-ia o registo de nascimento, mas actualmente a criança é registada directamente na maternidade ou no centro materno no momento da recepção da vacina,” explicou José Alves Té.

Questionado sobre as dificuldades encontradas durante este processo respondeu que em alguns casos os pais não têm nenhuma peça de identificação para confirmar o registo dos seus filhos.

José Alves Té aconselhou os agentes do registo nos hospitais a aceitarem que os pais registem seus filhos com cartão do eleitor.

O processo de registo da criança na maternidade iniciou no dia 27 de Novembro último. '

ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário