segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sector Privado



Investidura de Órgãos Sociais da nova Câmara de Comércio  

Bissau,14 Dez 15(ANG) - Os 21 membros que compõem os Órgãos Sociais da nova Câmara de Comércio (CDC-GB), sob a liderança do Mamadú Saliu Lamba foram empossados  sábado em Bissau.

Ao presidir o acto, em representação do Governo, o ministro do Comércio e Industria disse que, a construção de uma economia forte, passa necessariamente por um comércio competitivo e inclusivo de todas as franjas da sociedade guineense.

Vicente Fernandes sublinhou que não será possível resolver os grandes constrangimentos existentes na economia e na sociedade guineense sem tirar os empresários da dependência histórica do Estado.
Segundo ele, há que ter a vontade e  coragem de reformar porque a “Guiné-Bissau de amanhã será o que nós preparamos hoje”. 

" A nova organização precisa de pessoas com espírito aberto e inovador que possam entender e acompanhar a nova dinâmica que pretendem impulsionar no seio do sector empresarial do país", disse o ministro .

O Presidente da nova Câmara de Comércio da Guiné-Bissau(CDC-GB),Mama Saliu Lamba sublinhou que a expectativa da organização reside  na qualificação e gestão dos mercados, através de acordos de parceria com a Câmara Municipal de Bissau. 

Saliu Lamba disse ainda que contarão com  apoios e esforços do Governo; na formação, requalificação e reinserção de jovens quadros e agentes da função pública nas empresas privadas, visando a absorção dos excedentes da Função Pública no âmbito de reformas da Função Pública.
O líder da recém criada Câmara do Comercio da Guiné-Bissau, afirmou que é preciso acreditar que o sector privado pode participar, de forma determinante, no relançamento e crescimento económico do país.

 “Quando olhamos para os nossos decanos no mundo do comercio, aqui presentes, de uma coisa ficamos certos. Eles deveriam estar a gozar de uma reforma merecida, em vez de continuarem no activo", reconheceu Lamba, acrescentado que apenas  o crescimento da economia  poderá proporcionar esta desejada e merecida reforma.”       

Saliu Lamba sublinhou que o crescimento económico está intimamente ligado a estabilidade política  e apela por isso, a reconciliação da classe empresarial.

"O sector privado guineense pode contribuir de forma determinante para o crescimento da economia nacional, o que passa por criação de instituições fortes como a CDC-GB de forma a conseguirmos uma independência económica e fazer melhor a distribuição da riqueza nacional", disse a concluir Mamadú Saliu Lamba. 

ANG/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário