sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Mudanças climáticas


Ministério da Educação promete integrar matéria ambiental no sistema de ensino
  
Bissau, 11 Dez 15 (ANG) – A ministra da Educação Nacional anunciou recentemente a inserção, para breve, de ensino sobre o ambiente no currículo escolar nacional, a fim de proporcionar mais informações e educação das populações sobre a prevenção do meio ambiente.   

Maria Odete Semedo falava durante a cerimónia de lançamento do Calendário 2016 sobre “O Parque natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, face às Mudanças Climáticas” produzidas pela ONG Tiniguena.

De acordo com a ministra, pretende-se com a iniciativa facultar aos estudantes e as comunidades  conhecimentos e  habilidades para melhorar as suas formas de lidar com problemas ambientais.

“Neste momento, o governo vem estabelecendo parcerias para harmonizar sinergias com vista a promover mudança de atitudes agressivas contra o ambiente”, informou.

Miguel de Barros, diretor executivo da Tiniguena,destacou que as implicações de diferentes instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais nacionais e internacionais e os parceiros internacionais, têm resultado numa aliança nacional e trocas de experiencias de diferentes visões, que favorecem positivamente a política pública de melhoria de condições de vida das comunidades. 

Segundo aquele responsável, o aumento da população, a grande pressão sobre os recursos costeiro da zona e mais outras atividades, com destaque a explorações irracional dos ecossistemas, constituem um perigo para as zonas reservadas, como é o caso de parque natural dos tarrafes do Rio Cacheu.

Sublinhou a importância de integração no sistema público de educação  da proposta de conservação, como forma de informar e formar a comunidade, em prol da defesa e valorização das zonas costeiras, com destaque para os parques.

Por sua vez, o Adido para a cooperação da Embaixada de Portugal, entidade financiadora, justificou que a questão humana, que envolve o risco de vida e o desenvolvimento económico sustentável, motivaram o financiamento do projeto. 

Fábio Sousa disse que os relatórios apresentados demonstram o interesse e participação da comunidade das zonas costeiras na recuperação da terra e prevenção contra os efeitos de mudanças climáticas no futuro. 

“É imperativo alertar, prevenir, adaptar e mitigar o impacto das mudanças climáticas no parque natural dos tarrafes do Rio Cacheu”, defende Tiniguena na capa do seu calendário 2016. 

ANG/FGS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário