sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cooperação internacional


China disponibiliza 60 mil milhões de dólares para  África

Bissau,04 Dez 15(ANG)- Sessenta mil milhões de dólares serão disponibilizados pela República Popular da China nos próximos tempos, no quadro da cooperação deste país asiático com o continente africano.


O anúncio foi feito hoje, sexta-feira, na cidade sul-africana de Joanesburgo, pelo Presidente chinês,  Xi Jinping, quando procedia à abertura da cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum para a Cooperação África-China.

Em declarações à imprensa, o ministro angolano das Finanças, Armando Manuel,  explicou que deste valor, cerca de cinco mil milhões serão doados aos países africanos e 35 mil milhões  serão recursos de créditos preferenciais.

"O Presidente  Xi Jinping apresentou uma estratégia muito bem precisa para responder aspectos ligados às infraestruturas, capital humano e dos recursos financeiros, que sempre são escassos", afirmou.

Explicou que o crédito disponibilizado é de âmbito continental e não inclui acções espontâneas da banca comercial chinesa.

O ministro disse ainda que o presidente chinês  visiona a deslocação da indústria chinesa para as economias africanas, o que torna expectável que nos próximos quatro anos se venha a assistir um crescimento de 100 porcento daquilo que são os fluxos actuais do comércio.

"Isto em certa parte é fruto da injecção que poderemos assistir em termos do investimento estrangeiro chinês em África", acrescentou o governante, para quem esse envelope de recursos financeiros disponibilizado pelos chineses traz acções muito específicas para o sector da agricultura, mineração, indústrias e da formação de recursos humanos.

Acredita que, naturalmente, se está  a entrar para uma nova plataforma de relacionamento entre a África e a China, em que Angola, certamente, procurará, da melhor forma, beneficiar da relação, no quadro das relações bilaterais, a cargo do Ministério das Relações Exteriores.

A cimeira do fórum decorre sob o lema "China e África avançam de mãos dadas: cooperação de benefícios mútuos para o desenvolvimento comum" e termina sábado.

ANG/Angop

  

Sem comentários:

Enviar um comentário