terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Suspensäo de “Cartas na Mesa”


LGDH considera ordem  do PGR de ilegal 

Bissau, 8 Dez 15 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos considerou ilegal a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de suspender o programa de debate radiofônico “Cartas na Mesa” que se realiza aos sábados na Rádio Difusão Nacional.

Augusto Mario da Silva, Presidente da LGDH
Segundo um comunicado da LGDH a que a ANG teve acesso, a decisão do Procurador-Geral da República é um atentado contra os pilares sobre os quais assenta o Estado de Direito Democrático, e capaz de minar as conquistas até aqui alcançadas pelo povo guineense.

Na mesma nota, a liga Guineense dos Direitos Humanos exortou ao senhor Procurador-Geral da República a reconsiderar a sua posição, fazendo valer a sua missão de guardião de legalidade.

A LGDH manifestou a sua solidariedade para com os órgãos de comunicação social e apelou-os igualmente  a prosseguirem as suas missões em observância da lei e das regras deontológicas.

“A Liberdade de imprensa, enquanto corolário da liberdade de expressão, é um instrumento fundamental na formação do pensamento e na construção duma sociedade baseada no pluralismos de ideias, onde várias opiniões e correntes ideológicas contrapostas podem ser manifestadas”, afirmou.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos considera os órgãos de comunicação social  a espinha dorsal na edificação de um estado de Direito e Democrático, na medida em que a liberdade de expressão e o pluralismo de ideia são imprescindíveis para o aprofundamento da democracia, a consolidação da paz, e  concórdia nacional. 

O Procurador-geral da Republica em carat dirigida a direcçäo da Radio Nacional ordenou que fosse suspensa temporariamente o programa “Cartas na Mesa”, um espaço de debate sobre assuntops de actualidade politica, economica e social  guineense.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário