quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

R. Centro - Africana

Centro - africanos votam para tentar sair da violência

Bissau,30 Dez 15(ANG) - Os centro-africanos estão a votar nesta quarta-feira, para eleger o seu presidente e parlamento, em eleições com as quais esperam sair de três anos de violência e uma crise sem precedentes.

Os Capacetes Azuis da ONU e polícias centro-africanos posicionaram-se na capital Bangui para garantir a segurança da votação.

As eleições estavam previstas para 27 de Dezembro depois de vários adiamentos devidos a problemas de logística num país com 4,8 milhões de habitantes e basicamente rural.

Trinta candidatos tentam a presidência e entre eles destacam-se Anicet Georges Dologuélé e Martin Ziguélé, ambos ex-primeiros-ministros do falecido presidente Ange- Félix Patassé, e Abdoul Karim Méckassoua, várias vezes ministro do ex-presidente François Bozizé.

A República Centro-africana está mergulhada no caos desde que a ex-rebelião Seleka, de maioria muçulmana, derrubou o presidente François Bozizé em Março de 2013 e depois foi expulsa do poder por uma intervenção internacional, no início de 2014.

Dirigido desde então pela presidente de transição Catherine Samba Panza, o país tenta curar as suas feridas e recuperar uma economia em ruínas.

Os últimos três presidentes não podem apresentar-se nessas eleições, pois dois deles Bozizé e Michel Djotodia, actualmente exilados, são alvo de sanções internacionais e Samba Panza está proibida pela Carta de Transição.

Os resultados devem ser anunciados oito dias depois da votação. Uma possível segunda volta presidencial está prevista para 31 de Janeiro.
ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário