sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ensino


Ministério procura novo parceiro mundial 

Bissau, 11 Dez 15 (ANG) – A ministra da Educação Nacional, Maria Odete Semedo fez hoje um balanco positivo das actividades desenvolvidas no quadro do apoio da Parceria Mundial para Educação.

Odete Semedo que falava no decurso da reunião anual do Grupo Local para Educação .disse qua na primeira fase foram construídas 75 escolas e 25 latrinas e  na segunda 76 escolas com suas respectivas latrinas.

A governante ainda destacou a  confecção de livros escolares e realização de  reformas curriculares que irão culminar  com a elaboração de um plano de estudo para escolas de formação de professores.

Maria Odete Semedo referiu  que de momento, estão a identificar, a semelhança de outros países, e em colaboração com Banco Mundial, uma nova entidade supervisora da Parceria Mundial para Educação (PME).

Até aqui o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) tem sido a entidade supervisora e coordenadora de todo o processo.

Interrogado sobre a intenção de introdução de uma disciplina que fala da saúde reprodutiva no corículo escolar, Odete Semedo informou que já fizeram alguns trabalhos sobre o assunto e que o manual se encontra na Imprensa Nacional para confecção, com apoio do Banco Africano para Desenvolvimento, BAD. 

A representante do UNICEF, Cristina Brutcholó enalteceu a importância do   encontro por possibilitar a discussão sobre o futuro da Parceria Mundial para a Educação (PME) e a identificação dos parceiros que devem trabalhar com governo para a elaboração do Plano Estratégico do Sector Educativo.

Brutcholó informou que a PME executou 70 por cento do orçamento em todas as actividades previstas para este ano e os 25 por centos restantes serão executados no próximo e ultimo ano de parceria.

"Os 70 por cento do orçamento foram implementados na revisão curricular da primeira à nona classe, construção de 50 salas de aulas em 2014, 75 salas em 2015 , e no inicio da construção de  três centros de formações,  em Buba, Cacheu e Bafatá .

Adiantou que para o próximo ano vão ser construídas nesse quadro mais  76 salas de aulas. ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário