sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

COP21


Futuro do Planeta pode ser definido provavelmente só no sábado

Bissau, 11 Dez 15 (ANG)-Não haverá acordo para o clima no melhor dos casos antes deste sábado, revela a RFI acrescentando que a maratona negocial prolongou-se de novo pela noite dentro, com muitas divergências a persistirem.

 É caso para dizer que o ritual foi cumprido . Nunca na história das negociações climáticas uma conferência mundial terminou a tempo e horas . Resta saber se o record de Durban em 2011 será superado… na África do Sul só no domingo se obtivera fumo branco .

Os financiamentos e as emissões de gases com efeito de estufa, que estão precisamente na origem do braço de ferro entre países desenvolvidos,que poluem há muito, as potências emergentes, que têm vindo a juntar-se ao grupo dos poluidores, e os países em vias de desenvolvimento que pouco poluem, mas que mais sofrem com os efeitos das alterações climáticas.

O texto continua a diminuir, apenas 27 páginas, mas 48 parágrafos ainda por definir, ou seja a batalha negocial vai prosseguir com as organizações não-governamentais a se demonstrarem preocupadas por se estar a avançar, alegadamente, rumo a um acordo sem verdadeiros mecanismos de controlo.

Tudo indica, porém, que se fixaria o aquecimento do planeta abaixo dos dois graus centígrados, como pretendiam os países menos avançados, actualmente sob liderança angolana.

A ministra angolana do ambiente, Maria de Fátima Jardim apela a maior justiça e equidade por parte dos países desenvolvidos. 

Em causa neste momento está a busca
de um acordo vinculativo para se conter o aquecimento da terra.

ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário