quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Mon na lama


Presidente da República anuncia que vai dedicar três dias por semana aos trabalhos no campo

Bissau, 09 Dez 15 (ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz passa a dedicar tres dias, sexta, sabado e domingo, semanalmente aos trabalhos no campo, "para resolver o problema de arroz e dar de comer às populações".

O chefe de Estado fez este anúncio à sua chegada à Bissau proveniente de Africa de Sul, onde participara nos trabalhos da Cimeira China-Africa.

"Não é possível que o Senegal pelas condições que tem e estar já a produzir uma quantidade de 1.7 milhões de toneladas de arroz e nós na Guiné-Bissau com melhores condições, estamos ainda com o défice deste cereal base de
alimentação das populações", disse.

José Mário Vaz sublinhou que durante a Cimeira China/África, a Guiné-Bissau apresentou os seus motores de crescimento que são a agricultura, agro-indústria, turismo e infra-estruturas.

Afirmou que a China está disposta a trabalhar não somente com a Guiné-Bissau mas também todos os países do continente africano.

"O importante agora é para que nós aqui internamente e juntamente com o Primeiro-ministro ver a forma de aproveitar essa oportunidade que a China nos deu.

Destacou que só ao nível da ajuda pública ao desenvolvimento a China prometeu desembolsar 63 biliões de dólares para financiar diversos projectos no continente africano.

O Presidente da República revelou que no regresso ao país fez uma breve escala no Marrocos tendo o Rei Mohamed VI prometido  construir um hotel de 110 quartos em Bissau.

"Porque de facto, quando recebemos os hospedes aqui, deparamos com enormes dificuldades, enquanto que quando nos recebem nos seus países não pagamos nenhumas despesas", afirmou, acrescentando que o Rei de Marrocos garantiu-lhe que vai oferecer ao país o referido Hotel.

O Presidente da República esteve duas semanas ausente do país tomando parte na  Cimeira sobre Alterações Climáticas que ainda decorre em Paris, França e mais tarde na cimeira China/África que decorreu na  África de Sul. 

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário