segunda-feira, 14 de dezembro de 2015



Regiões

Degol Mendes defende reativação de gabinetes de planificação

Bissau,14 Dez 15(ANG) - O Secretário de Estado do Plano e Integração Regional(SEPIR) defendeu recentemente que é indispensável à revitalização dos gabinetes regionais do plano.
Degol Mendes

Degol Mendes que falava  no ato de tomada de posse de novos  diretores regionais de Plano e Estatística, de Bafatá e Gabu sustentou que essa revitalização   permitirá a participação dos actores públicos e privados das regiões, bem como dos representantes das populações locais nos processos da tomada de decisões susceptíveis de gerar mudanças no tecido económico e social.

Segundo uma reportagem do Jornal estatal, Nô Pintcha, Mendes salientou  que  a investidura dos novos directores regionais de  Plano e Estatística reveste-se de uma importância capital na medida em que representa o nascer de uma visão e dinamismo que a sua instituição pretende imprimir para o desenvolvimento sustentável das regiões.

Revelou  que o Ministério da Economia e Finanças está a evidenciar esforços no sentido de facilitar o exercício da democracia no sistema do planeamento, melhorando assim a qualidade de governação económica.

O governante guineense disse que  os recém-empossados vão ajudar o governo central e regional na definição de políticas e planos de desenvolvimento  socioeconómico do país.
A directora regional do Plano e Estatística empossada,  Ivansca Janira Carlos de Medina, disse estar consciente dos desafios que terá pela frente e que conta com  a colaboração das autoridades regionais, nomeadamente do seu antecessor.

Janira Medina prometeu  constituir uma  equipa “forte e coesa” para   trabalhar    em estreita colaboração com todas as estruturas regionais, para atingir a meta traçada.
O director  regional de Plano e Estatística de Gabú,  Francisco Zacarias Costa Pereira prometeu aplicar na prática todos os conhecimentos científicos adquiridos em prol do desenvolvimento da região de Gabú.

Francisco Pereira disse que é preciso identificar os prontos fracos e fortes da região.  Adiantou que, num trabalho conjunto,  estarão em condições de identificar e traçar planos estratégicos com vista ao crescimento da zona .

O governador da região de Gabú, Mamadú Boi Djaló, assinalou  que a referida investidura constitui uma  importante  ajuda ao governo local, no seu programa de desenvolvimento e na definição  clara e objectiva das necessidades da população na região.  
ANG/JD/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário