quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Internacional Brasil


Supremo Tribunal Federal suspende processo de impeachment de Dilma
Bissau, 09 Dez 15(ANG)- O processo que poderia levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff está suspenso temporariamente.

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, decidiu, na noite de terça-feira (8), que a comissão que analisará o processo na Câmara dos Deputados não deve ser instalada. 

A eleição dos integrantes desta comissão havia sido realizada na tarde de segunda-feira dando plenos poderes a uma chapa formada por opositores do governo.
O ministro do Supremo acatou uma ação do PC do Brasil que solicitava eleição aberta para decidir os integrantes da comissão. 

Em sua decisão, o ministro afirma que a votação fechada, como foi realizada por decisão do presidente da casa, deputado Eduardo Cunha, não está prevista nem na Constituição, nem no regimento interno. Mas Luiz Edson Fachin não chegou a anular o resultado da votação.

O processo de impeachment fica suspenso até o próximo dia 16, quando o STF deve julgar, em plenário, as ações de deputados governistas que questionam a abertura desse dispositivo que pode levar ao afastamento da presidente.

A vitória da chapa de oposição, segunda-feira à tarde na Câmara , com 272 votos contra 199, foi marcada por muito tumulto.

Para evitar brigas, alguns deputados seguraram outros pelos braços. Urnas chegaram a ser quebradas por governistas que protestavam contra a decisão de Cunha de realizar a votação de forma secreta. 

Integrantes da base aliada estenderam uma faixa que dizia “não vai ter golpe” e “fora Cunha”. 

Já oposicionistas levantaram um cartaz com uma caricatura do ex-presidente Lula vestido de presidiário.

A eleição estava marcada para a sessão de segunda-feira (7), mas foi adiada para  terça-feira depois que integrantes do PMDB resolveram apresentar uma lista paralela à do líder do partido, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que é contra o impeachment.

A manobra deu certo e o governo saiu derrotado na votação.

O presidente da Câmara informou que as 26 vagas remanescentes para compor a Comissão Especial deverão ser indicadas nesta quinta-feira (9) pelos partidos que ainda faltam para completar o grupo. A chapa 2 tem 39 nomes e a comissão é formada por 65 deputados.

O Conselho de Ética adiou mais uma vez, a votação da continuidade das investigações sobre o presidente  Eduardo Cunha. Essa já é a quarta vez que o voto é adiado. A nova sessão está prevista para hoje (9).ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário