Governo fixa preço de compra ao produtor em 350 fca, por cada quilograma
Bissau 18 Abr 16 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau procedeu no fim de semana em Djalicunda região de OIO, a abertura oficial da campanha de comercialização da castanha de caju, tendo anunciado que o preço de referencia por quilograma é de 350 francos CFA, pouco mais de 50 cêntimos do Euro.
Falando no acto oficial, o Primeiro- ministro disse que a medida tomada em concertação com os parceiros sociais e económicos que actuam no sector, vai permitir aos agricultores venderem os seus produtos a um preço sustentável .
Carlos Correia adm
itiu que a medida pode possibilitar um crescimento acelerado da economia nacional, tendo garantido que o governo não vai poupar esforços na promoção e garantia da segurança das transacções comerciais durante a campanha.
O Chefe do Executivo destacou a necessidade de prevenção e combate a exportação ilegal da castanha de caju, tendo referido que o governo já traçou medidas necessárias ao fomento da concorrência, bem como a poluição do mercado, factores que exercem um papel crucial na melhoria do ambiente do comércio.
Carlos Correia lançou um apelo aos bancos e instituições financeiras do país, para que em colaboração com BECEAO, adoptassem políticas que facilitam o acesso aos empréstimos ou financiamentos aos operadores nacionais sobretudo.
No ano passado o preço de compra ao produtor foi de 250 fcfa, o quilo.
A castanha é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau.
As autoridades guineenses prevêem parta este ano a exportação de 185 mil toneladas de castanha.
ANG/MSC/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário