segunda-feira, 18 de abril de 2016

Caju


Governo fixa preço de compra ao produtor em 350 fca, por cada quilograma  

Bissau 18 Abr 16 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau procedeu no fim de semana em Djalicunda região de OIO, a abertura oficial da campanha de comercialização da castanha de caju, tendo anunciado que o preço de referencia por quilograma é de 350 francos CFA, pouco mais de 50 cêntimos do Euro.

Falando no acto oficial, o Primeiro- ministro disse que a medida tomada em concertação com os parceiros sociais e económicos que actuam no sector, vai permitir aos agricultores  venderem os seus produtos a um preço sustentável .

Carlos Correia adm
itiu que a medida pode  possibilitar  um crescimento acelerado da economia nacional, tendo garantido que o governo não vai poupar esforços na promoção e garantia da segurança  das transacções comerciais durante a campanha.

O Chefe do Executivo  destacou a necessidade de prevenção e  combate a exportação ilegal da castanha de caju, tendo referido  que o governo já traçou medidas necessárias ao fomento da concorrência, bem como a poluição do mercado, factores  que exercem um papel crucial na melhoria do ambiente do comércio.

Carlos Correia lançou um apelo aos bancos e instituições financeiras do país, para que em colaboração com BECEAO, adoptassem políticas que facilitam o acesso aos empréstimos ou financiamentos aos operadores nacionais sobretudo.

No ano passado o preço de compra ao produtor foi de 250 fcfa, o quilo.

A castanha é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau.

As autoridades guineenses prevêem parta este ano a exportação de 185 mil toneladas de castanha. 

ANG/MSC/JAM/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário