sexta-feira, 15 de abril de 2016

Crise política


Cipriano Cassamá  evoca  “consenso para consolidar paz e estabilidade”

Bissau, 15 Abr 16(ANG) - O Presidente da Assembleia Nacional manteve contactos de esclarecimentos sobre a crise politica guineense com a comunidade internacional na ONU, em Nova Iorque nomeadamente com o  Secretário-geral, Ban Ki-moon e representantes de Estados-membros do Conselho de Segurança .

A situação política na Guiné-Bissau foi mencionada na reunião da Comissão Política da Francofonia, que decorreu até esta quarta-feira na sede das Nações Unidas.

Em entrevista à Rádio ONU, Cipriano Cassamá disse que espera que haja um entendimento entre os políticos para o fim das constantes crises no país.

As declarações foram feitas numa altura em que o parlamento guineense se prepara para realizar a sua primeira reunião após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça que determina o retorno ao parlamento dos 15 deputados do  PAIGC. O grupo pediu o estatuto de independente.

“Sobre a situação política vigente cada país participante falou da respectiva situação politica. Mas sobre a Guiné-Bissau expusemos a atual situação e sobre os problemas que preocupam os guineenses. Penso que vai haver consenso para que a paz e a estabilidade possam ser consolidadas neste país tão importante não só na francofonia mas também ao nível da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

 “Pude ser recebido pelos embaixadores dos países-membros do Conselho de segurança. A única mensagem é de continuarem a acompanhar-nos, para que haja estabilização definitiva da Guiné-Bissau e consenso na busca de soluções que perdurem. A Guiné-Bissau não precisa neste momento de instabilidade, fazemos votos que o governo continue e traga sucessos sobretudo neste momento difícil que estamos a viver ”.

ANG/Rádio ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário