quinta-feira, 21 de abril de 2016

Diplomacia


Embaixador Norte-americano admite reabertura, dentro em breve, da embaixada americana em Bissau

Bissau, 21 Abr 16 (ANG) – O Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) para a Guiné-Bissau residente em Dacar, no Senegal, James Peter Zumwalt, admitiu quarta-feira, em Bissau a possibilidade do governo americano reabrir, dentro em breve, a embaixada americana em Bissau, encerrada desde a Guerra de Junho de 1998.

manifestou ontem a vontade do seu governo em reabrir dentro em breve a sua embaixada no país no sentido de fortalecer ainda mais as relações e os níveis de cooperação com a Guiné-Bissau.

Numa conferência de imprensa  de balanço de sua visita às diferentes autoridades do país, o diplomata norte-americano disse estar esperançado em que essa possibilidade se concretizasse, não obstante ainda não haver uma data para essa reabertura.

James Zumwalltl disse que tem transmitido sempre ao seu governo o grande interesse dos guineenses de ver reaberta a embaixada americana em Bissau.

Salientou que, na expectativa de desenvolver as relações e aumentar o nível de cooperação entre os dois países estão sendo feitos esforços no sentido de estreitar mais as relações entre os dois povos.

Indagado sobre qual é o nível de risco de a
taque terrorista na Guiné-Bissau o diplomata disse que as autoridades têm que se manter vigilantes perante qualquer risco porque hoje em dia o terrorismo constitui uma ameaça transversal.

“Temos vários casos nos diferentes países da África Ocidental nomeadamente Mali, Burkina Faso e Costa do Marfim que foram victimas deste fenómeno. Por isso, não podemos afastar essa possibilidade em qualquer parte do mundo, inclusive na Guiné-Bissau”, explicou.

Este responsável exorta as autoridades de Defesa e Segurança no sentido de ampliarem o controlo e trabalharem em conjunto com as populações, no sentido de minimizar o risco de um ataque terrorista no país.

James Peter Zumwalt revelou que as Forças Armadas da Guiné-Bissau foram convidados para tomarem parte, este ano, numa mega operação de treino militar, no Senegal, financiado pelos Estados Unidos da América, destinado a avaliar a  capacidade de resposta do país em caso de ataque terrorista.

Este diplomata  diss esperar que accoes  desta natureza possam reforçar as capacidades destes países na luta contra o terrorismo.

James Peter Zumwalt veio à Bissau propositadamente para tomar parte na conferência sobre Vigilância Marítima, a realizar-se, em breve, nos arquipélagos dos Bijagós.

Disse que o evento será importante para o país, porque  a Guiné-Bissau possui  uma vasta zona marítima com rica variedade de recursos haliêuticos exploráveis que precisam de ser protegidos.

Declarou que os EUA estão interessados em participa,r em colaboração com outros doadores e parceiros internacionais, na criação de condições para a   protecção da  área marítima guineense e manutenção dos seus  recursos . 

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário