segunda-feira, 18 de abril de 2016

Buba


Médicos chineses efectuam consultas e tratamentos gratuitos aos militares 

Bissau 18 abr 16 (ANG) – Mais de 70 agentes das Forças Armadas do batalhão de Quebo beneficiaram este fim-de-semana de consultas e tratamento médico gratuitos ministrados por uma equipa medica chinesa que se encontra no país.

Segundo uma fonte do Ministerio da Defesa, trata-se duma iniciativa do governo realizada e em colaboração com a Republica Popular da China e que visa detectar os grandes problemas sanitarios com que se  debatem os soldados guineenses nos quarteis .

O Comandante-adjunto do batalhão de Quebo, Midana Djata, elogiu o gesto e reconheceu que aliviou consideravelmente os problemas de s

aúde de soldados daquela unidade militar no sul do pais

“Muitos dentre nós sofrem de alguma doença que precisa de um tratamento médico especializado, mas isso não era possível devido a falta de meios financeiros.Com a chegada da equipa chinesa muitos desses problemas de saúde foram resolvidas”, afirmou Rui Ferreira Lopes, um dos soldados beneficiarios.

Ferreira Lopes exorta ao governo e chefias militares no sentido de reforçarem o centro médico daquela unidade militar  com medicamentos e pessoaal de saúde.

No final dos trabalhos a assessora da ministra da Defesa  para áreas sociais fez um balança positivo das atividades levados a cabo pelos técnicos chineses.

Bunina Correia Mango disse que durante as consultas, a equipa médica ajudou os pacientes no diagnóstico dos seus problemas de saúde e respectivas medicações assim como na sensibilização sobre a gravidade das suas doenças.

“Os pacientes com patologias que precisam de seguimento como é o caso da hipertensão arterial têm que continuar a procurar um centro médico especializado a fim dar seguimento aos seus quadros clínicos”, explicou.

A missão medica chinesa que se encontra no país desde o ano passado conta prosseguir a sua campanha na região Leste da guiné-Bissau nomeadamente em  Bafatá e Gabú.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário