terça-feira, 26 de abril de 2016

Forcas Armadas


Guiné-Bissau volta a participar em encontro da CPLP

Bissau,26 Abr 16(ANG) - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Biaguê Nan Tan participa de 27 a 29 de Abril, em Maputo, na 18.ª Reunião Ordinária dos CEMGFA da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou a estrutura militar em comunicado.

O encontro vai "analisar a situação político-militar" no mundo e "questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros", adiantou o gabinete do CEMGFA guineense.

Estão igualmente previstos analises de "mecanismos de resposta coordenada da CPLP a catástrofes e desastres naturais" e da revisão do "protocolo de cooperação da comunidade no domínio da defesa".
Biaguê Nan Tan saiu de Bissau no domingo tendo como destino Maputo, acompanhado pelo chefe de serviço de protocolo do Estado-Maior, major Arafam Camará.

O actual CEMGFA da Guiné-Bissau assumiu funções há ano e meio, depois de o Presidente da República, José Mário Vaz, na altura recém-eleito, ter afastado do cargo o general António Indjai.
Biaguê Nan Tan tem defendido o afastamento dos militares em relação à política, para acabar de vez com o envolvimento em golpes de Estado e limpar a imagem das forças armadas. 

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário