sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ensino Público



MEN divulga documento orientador da reforma no ensino básico
Bissau 15 Abr 16 (ANG) O Ministério da Educação Nacional (MEN) procedeu hoje a divulgação do documento orientador da Reforma Curricular do Ensino Básico (RECEB), da autoria do Instituto Nacional para Desenvolvimento da Educação (INDE) durante o encontro do Grupo Local da Educação (GLE).
Na abertura da reunião, a ministra da Educação Nacional, disse que os currículos do ensino básico não são actualizados desde os anos 90, mesmo depois da aprovação da lei de base do Ensino em 2011, que determinou os nove anos de escolaridade básica.
“Iniciou-se uma vez, mas depois, com os vários solavancos sociopolíticos, as reformas nunca chegaram a ser concluídas”, lamentou Maria Odete Semedo.
A ministra disse que no quadro desta reforma, o governo rubricou parcerias com a Fundação Caluste Gulbenkian, a Parceria Mundial para a Educação, o UNICEF e a Universidade do Minho.
 “Durante cinco dias num retiro em Canchungo fizemos um trabalho conjunto de balanços, correcções e revisões e neste momento os documentos estão prontos aguardando o despacho da ministra para a sua legalização ao nível de todo o ensino básico”, afirmou Odete Semedo.
Segundo a ministra, está igualmente pronto, o parâmetro curricular do ensino básico de 1 à 9 anos de escolaridade e neste momento está-se a fazer um trabalho de faseamento.
 “ A par disto estamos a trabalhar sobre os manuais escolares com alguns parceiros que nos prometem apoios na formação dos nossos técnicos, no domínio de elaboração de documentos e revistas ”, garantiu a ministra.
As inovações inseridas neste novo projecto curricular têm a ver com questões como a educação para a cidadania, educação ambiental, saúde sexual reprodutiva, as artes e educação musical, entre outras.
O Grupo Local da Educação (GLE) é uma organização que congrega todos os parceiros do sector do ensino. ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário