quinta-feira, 21 de abril de 2016

Reconciliação nacional


Timor-Leste cumpre promessa de Mesa Redonda de Bruxelas

Bissau, 21 Abr 16 (ANG) - O governo de Timor-Leste doou esta quarta-feira  as autoridades guineenses um apoio financeiro no valor de  250 mil dólares americanos.

O fundo destina-se aos trabalhos da Comissão de Paz e Reconciliação Nacional e correspondente a segunda e última  tranche da promessa de  disponibilização de meio milhão de dólares às autoridades guineense, feita na Mesa Redonda sobre a Guiné-Bissau, realizada em Março de ano passado, em Bruxelas, na Bélgica.

A entrega do cheque correspondente foi feita pelo representante da Agência de Cooperação de Timor-Leste na Guiné-Bissau Alberto Xavier Pereira, no decurso de uma audiência de Xavier Pereira com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

“Igualmente, aproveitei para apresentar-lhe o meu sucessor, uma vez que deixo o país para assumir o cargo de Embaixador do meu país na Indonésia”, explicou Alberto Pereira.

Aquele responsável timorense acrescentou que o seu pais acompanha de perto o evoluir da situação na Guiné-Bissau e que sempre e na medida  das suas possibilidades irá disponibilizar o seu apoio para garantir a paz e o desenvolvimento do país.

“É necessário que os governantes tenham sempre o espírito de diálogo e de patriotismo de modo a não puxarem as coisas por um só lado, mas sim pensando no bem do povo guineense”, advertiu o representante da Agência de Cooperação de Timor-Leste numa clara alusão a crise política vigente. 

A Agência de Cooperação de Timor-Leste havia entregue em Fevereiro último a mesma quantia à Comissão de Reconciliação Nacional tendo prometido disponibilizar a segunda tranche depois da apresentação do relatório das actividades feitas por parte da comissão.

 A Comissão de Reconciliação Nacional é actualmente liderada pelo padre Domingos da Fonseca. 
A promessa das autoridades timorense agora integralmente cumprida havia sido feita no quadro da mesa redonda sobre a Guiné-Bissau realizada no ano passado, em Bruxelas, na Bélgica. 

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário