Timor-Leste cumpre promessa de Mesa Redonda de Bruxelas
Bissau, 21 Abr 16 (ANG) - O governo de Timor-Leste doou esta quarta-feira as autoridades guineenses um apoio financeiro no valor de 250 mil dólares americanos.
O fundo destina-se aos trabalhos da Comissão de Paz e Reconciliação Nacional e correspondente a segunda e última tranche da promessa de disponibilização de meio milhão de dólares às autoridades guineense, feita na Mesa Redonda sobre a Guiné-Bissau, realizada em Março de ano passado, em Bruxelas, na Bélgica.
A entrega do cheque correspondente foi feita pelo representante da Agência de Cooperação de Timor-Leste na Guiné-Bissau Alberto Xavier Pereira, no decurso de uma audiência de Xavier Pereira com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.
“Igualmente, aproveitei para apresentar-lhe o meu sucessor, uma vez que deixo o país para assumir o cargo de Embaixador do meu país na Indonésia”, explicou Alberto Pereira.
Aquele responsável timorense acrescentou que o seu pais acompanha de perto o evoluir da situação na Guiné-Bissau e que sempre e na medida das suas possibilidades irá disponibilizar o seu apoio para garantir a paz e o desenvolvimento do país.
“É necessário que os governantes tenham sempre o espírito de diálogo e de patriotismo de modo a não puxarem as coisas por um só lado, mas sim pensando no bem do povo guineense”, advertiu o representante da Agência de Cooperação de Timor-Leste numa clara alusão a crise política vigente.
A Agência de Cooperação de Timor-Leste havia entregue em Fevereiro último a mesma quantia à Comissão de Reconciliação Nacional tendo prometido disponibilizar a segunda tranche depois da apresentação do relatório das actividades feitas por parte da comissão.
A Comissão de Reconciliação Nacional é actualmente liderada pelo padre Domingos da Fonseca.
A promessa das autoridades timorense agora integralmente cumprida havia sido feita no quadro da mesa redonda sobre a Guiné-Bissau realizada no ano passado, em Bruxelas, na Bélgica.
ANG/AALS/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário