terça-feira, 26 de abril de 2016

Saúde


Médicos e Anestesistas recebem formação

Bissau, 26 Abr 16 (ANG) – O Ministério da Saúde Pública e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), através da iniciativa H4+, promoveram hoje um curso de formação para 11 médicos e 34 enfermeiros licenciados em anestesia e reanimação, no Hospital Nacional Simão Mendes.

Na cerimónia de abertura da referida formação, o Secretário de Estado de Gestão Hospitalar, Martilene Fernandes dos Santos disse que o ministério da Saúde detectou a falta de anestesistas no bloco operatório do HNSM, o que levou o governo, em colaboração direção do hospital decidiu promover a referida formação.

Por sua vez a representante da FNUAP na Guiné-Bissau Kourtoum Nacro salientou que o curso ora lançado vai contribuir para a promoção dos serviços de saúde materno-infantil de qualidade na Guiné-Bissau.

Acrescentou que a existência de técnicos de anestesiologia e reanimação irá permitir que as cesarianas e outras intervenções cirúrgicas possam ser efectuadas em melhores condições, em todas as regiões do país.

O Chefe do Serviço de Anestesiologia do HNSM, Benjamim Correia afirmou que ele é o único enfermeiro anestesista do país, mas que já se aposentou, razão pela qual pede financiamento para formar mais enfermeiros anestesistas para assegurarem a assistência aos pacientes que necessitarão de intervenção cirúrgica tanto em Bissau como nas regiões do interior.

Para aquele técnico de saúde, o serviço de anestesia não é reconhecido na Guiné-Bissau mas está inserido na medicina em toda a parte do mundo
“Não se pode falar na redução da mortalidade materno-infantil sem anestesia”, sublinhou.NG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário