quinta-feira, 14 de abril de 2016

Greve na Saúde


Internados no HNSM recebem tratamento dos familiares 

Bissau, 14 Abr 16 (ANG) – Os pacientes do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) estão a receber cuidados médicos dos seus familiares devido a ausência dos profissionais de saúde que aderiram à greve em curso no sector da saúde pública.

A Agencia de Notícias da Guiné-Bissau – ANG constatou essa situação junto aos pacientes na referida instituição hospitalar na tentativa de saber do impacto da greve ao nível do HNSM.

Sona Biai disse que o irmão foi submetido a uma operação cirúrgica na perna um dia antes do início da greve, mas agora é ela quem faz a limpeza e o curativo da sua ferida.

Esta acompanhante com irmão internado nos serviços da urgência do HNSM afirmou que a situação tem piorado desde o início da grave porque os médicos não vêm ter com os pacientes.

No mesmo serviço o acompanhante, Ansu Mendes com a irmã internada disse que esta está a espera, desde quarta-feira, duma transfusão sanguínea que até então não  se fez  por falta de pessoal médico.
“Ontem não havia stock no banco de sangue, mas hoje conseguimos comparar sangue, mas até agora não conseguimos um médico para efectuar a transfusão”, lamentou.

Numa sala semi-vazia da pediatria do mesmo hospital uma senhora que tinha ao colo a sua filha com febre alta disse que todos os pacientes internados naquela sala tiveram que a abandonar a procura de assistência médica em clínicas privadas.

A mulher que preferiu o anonimato explicou que desde o início da greve é ela quem está a medicar a sua filha.

Numa cama móvel estacionada no corredor do mesmo serviço estava deitada uma paciente que disse que os enfermeiros têm garantido os serviços mínimos para ela.

“Estou internada desde terça-feira e até hoje os enfermeiros têm acompanhado o meu estado clinico normalmente”, afirmou Maria Insumba.

O repórter da ANG tentou sem sucesso falar com a direcção do HNSM.

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário