sexta-feira, 15 de abril de 2016

EAGB


ACOBES  insurge contra aumento de tarifas de luz e água

Bissau, 15 Abr 16 (ANG) – O Presidente da Associação de Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES), exigiu ao Governo a suspensão do aumento das tarifas da luz e água, anunciada recentemente pela Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB).

Fodé Caramba Sanhá que falava hoje em conferência de imprensa disse que esse aumento  vai agravar  ainda mais o custo de vida das pessoas, e terá  consequências sociais e económicas  desastrosas.

O Presidente da ACOBES disse que a EAGB teria beneficiado de 6 mil milhões de francos CFA para reestruturação e reforma da rede de transformação de energia eléctrica de forma a minimizar as perdas, mas este montante, segundo Caramba Sanha, foi mal
gerido. "Talvez por isso pretendam repor este dinheiro à custa dos bolsos dos clientes.

“Perante estes factos e mais outros, a direcção da empresa EAGB, não tem moral para, unilateralmente, proceder a qualquer reajuste estrutural  no sector da energia e águas “, disse.

Para o presidente da ACOBES, os preços da água e luz deviam ser reduzidos, “porque o preço por barril do petróleo, a nível do mundo, reduziu-se e esta a  ser comercializado por 60 dólares.

O Presidente da Acobes defende, para a recuperação dos 6 bilhões de FCA mal parados, a criação das condições de importação e conservação avultada de combustível fuel para produção, a baixo custo e o congelamento dos subsídios dos funcionários, aguardando os bons momentos da empresa. 

ANG/MSC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário