quinta-feira, 14 de abril de 2016

Segurança Social

Funcionários  iniciam greve de dois dias 

Bissau, 14 Abr 16 (ANG) – O Comité Sindical de Base dos funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) decretou uma greve de dois dias, a vigorar a  partir de hoje para denunciar alegadas “fortes suspeitas" de desvio de fundos pela direcção.

Em declarações hoje a ANG, o Presidente da Comissão da greve, Armindo Vieira acusou o novo Director-geral do Instituto de ter retirado 100 milhões de francos cfa da conta do INSS no BECEAO para, alegadamente,  pagar dívidas do instituto ao banco, ECOBANK.

Ainda, segundo este sindicalista, os funcionários do INSS reclamam a devolução dos fundos, alegadamente desbolqueados pa
ra a reparação do Ministério da tutela,   pagamentos dos exames clínicos e internamentos dos funcionarios .

Por isso, Armindo Vieira exige a demissão  do Ministro da tutela, do actual Director-geral e os membros do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social, por “não oferecerem a confiança na gestão desta instituição pública. 

Vieira também exige a exoneração do novo Director Administrativo e Financeiro, que  diz  não pertencer ao quadro do pessoal, segundo os Estatutos do Instituto.

Por outro lado, este sindicalista disse que já pediram a intervenção da Procuradoria Geral República neste processo, para apurar as eventuais responsabilidades criminais.

Segundo Armindo Vieira, recentemente, o Ministério Público teria mandado congelar a conta do Instituto no banco, por suspeitas de corrupção.

Não obstante prometer lutas sindicais para defender o Instituto Nacional Segurança Social e os seus funcionários, Armindo vieira assegurou que o sindicato está aberto ao diálogo com o patronato.

Entretanto, o Director–geral do INSS, Marcelino Soares Tavares  nega  todas as acusações, afirmando que as reivindicações dos trabalhadores tem “motivações políticas” e de estarem  com medo das reformas em curso na instituicao, com vista a moralização desta entidade da assistência social.

“Não é tentativa, na verdade houve  levantamento de 100 milhões de Francos cfa na conta do Instituto para a compra do título no Ecobank, onde a instituição ganhará um juro de cinco milhões de francos em 90 dias que, por exemplo, pode servir para a evacuação de cinco doentes que beneficiam do sistema”, explicou para acrescentar que é uma aplicação financeira que sempre tem acontecido.

Em relação ao alegado desbloqueamento do dinheiro da Segurança Social para a reparação do Ministério da Função Pública, o Director-geral disse desconhecer do assunto.

Entretanto, informa que no orçamento deste ano do INSS,  consta uma rúbrica de “apoio institucional ao Ministro da tutela” para adquirir os consumíveis, como papéis e combustível.

Este documento financeiro, de acordo com Marcelino Soares Tavares, foi aprovado pelo Conselho de administração do INSS e a tutela, ou seja, o Ministro da Função Pública.

Por fim, o Director-geral do INSS, Marcelino Tavares que diz estar aberto ao diálogo, exortou aos trabalhadores que "querem trabalhar” a questionarem da razão desta greve. 

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário