quinta-feira, 14 de abril de 2016

Greve na Função Pública


Secretário-geral da UNTG promove contactos de mediação

Bissau, 14 Abr 16 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhados da Guiné (UNTG) disse ter  iniciado hoje contactos com os sindicatos do sector da saúde para encontrar uma solucao para  a greve em curso.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG), Estêvão Gomes Có acrescentou que amanhã ira prosseguir com a mesma iniciativa junto ao Sindicato Democratico dos Professores (SINDEPROF), que igualmente observa uma greve no sector do ensino publico.

Gomes Có sublinhou  que terá ainda reuniões com os directores financeiros dos ministérios da Saúde e da Educação e, posteriormente, com os respectivos titulares, para só depois proceder a um balanco dos resultados desses contactos.

Manifestou-se preocupado com a vaga de greves em curso nos sectores de Saúde e Ensino e lembrou que em Dezembro de 2014 a UNTG havia entregue um caderno indicativo ao governo com toda a problemática existente em todos os sectores públicos, para se trabalhar no sentido de se evitar sucessivas greves em diferentes áreas.

Estevao Gomes Có saleintou que, se  o caderno tivesse sido negociado, culminaria com a assinatura de um Pacto de Estabilidade Social. “Infelizmente , isso não veio a acontecer”, lamenta.

Estêvão Gomes Có sustentou que as greves nos sectores do ensino e saúde é um problema nacional, pelo que deve  merecer a atenção de todos. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário