terça-feira, 12 de abril de 2016

Reforço de capacidades


UE-PAANE faz balanço das actividades desenvolvidas nos últimos cinco anos 

Bissau, 12 Abr 16 (ANG) – O Programa da União Europeia de Apoio aos Actores Não Estatais (UE-PAANE), procedeu hoje a difusão pública das actividades realizadas desde Maio de 2011 a esta data na Guiné-Bissau. 

Na cerimónia de abertura do evento, a Secretária de Estado da Cooperação Internacional manifestou a satisfação do governo nas assinaturas do acordo de parceria multi-lateral com UE, baseada no programa de apoio, promoção e reforço da sociedade civil no país.

Suzi Barbosa enalteceu a expansão das actividades da EU-PAANE  em todo o país, como uma parte importante do programa bem como a mobilização de uma parceria de multi-actores que demonstra leques relevantes das suas actividades e os objectivos da missão estratégica deliberada.

Por sua vez, o Embaixador da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos disse que a organização que dirige segue três eixos fundamentais na sua intervenção no país, acrescentando que, por um lado,  apoia as funções vitais do Estado através de processos de reforma e reforço das capacidades das autoridades nacionais, prestação de serviços directo às populações e apoio aos cidadãos em relação aos seus direitos e deveres.

Victor dos Santos explicou que através UE-PAANE a UE disponibilizou desde 2009 cerca de seis milhões de euros, para apoiar os reforços das capacidades da Sociedade Civil e os Media na Guiné-Bissau.

Santos anunciou  que está previsto para Julho próximo, duas grandes intervenções: a Avaliação final e global da UE-PAANE e o Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau. 

 Em representação do ministro da Comunicação Social, o Director do Centro de Formação de Jornalistas, Simão Abina agradeceu a UE-PAANE pelas formações aos profissionais dos órgãos públicos e privados. 

Simão Abina destacou as formações para órgãos de comunicação social realizadas no quadro da realização das eleições gerais de 2014, módulos de formação ministrado pelo CENJOR em 2015, reforço de capacidades em gestão administrativa e financeira e disponibilização de materiais e equipamentos ao Ministério da Comunicação Social. 

ANG/JD/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário