segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ambiente



Ministro pede produção de sacos alternativos para evitar uso de sacos de plástico

Bissau, 21 Ago 17 (ANG) - O ministro do Ambiente apelou  sexta-feira a classe empresarial guineense para se optarem pelo  fabrico de sacos alternativos para evitar o uso excessivo de sacos de plásticos que são prejudicias ao meio ambiente.

António Serifo Embaló falava em conferência de imprensa promovida conjuntamente com os seus colegas da Saúde e  Agricultura, e moderado pelo  Primeiro-ministro, Umaro Sissoco na qual cada governante procedeu ao balanço das actividades levadas a cabo no respectivo pelouro.

“A produção de sacos alternativos só irá dar bastante lucro ao empresário que decidir investir na área, porque assim que houver no mercado vamos interditar o uso de sacos de plástico por completo”, disse o ministro do Ambiente.

Acrescentou que não há como não usar os sacos de plástico actualmente devido ao  hábito das pessoas,  pelo que uma alternativa deve ser encontrada, o mais rápido possível. 

A Guiné-Bissau, segundo o ministro, é um dos países mais vulneráveis  aos efeitos de mudanças climáticas , razão pela qual é necessário se prevenir das possíveis catástrofes naturais.

“Prevenir significa conservar a nossa biosfera, evitar a construção de habitações nas zonas húmidas e manter o controle das áreas protegidas , entre outras”, referiu.

Embaló  salientou  que o ministério que dirige capacitou  técnicos de diferentes áreas  que participaram  na elaboraçãoão do Plano Nacional de Detecção das alterações climáticas. 

“Temos o plano de construção de bacias de detenção de águas e já o implementamos em Badjicunda, sector de Pirada e na tabanca de Benfica, sector de Pitche, ambos da região de Gabu”,disse.

Destacou que o seu ministério  já tem disponível  e validada, a Política Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como as normas para regularizar o seu funcionamento,  restando apenas a sua implementação. 

“Elaboramos as normas para o funcionamento do ministério do ambiente porque entendemos que sem regras é impossível fazer um bom trabalho. Estas normas estão-nos a orientar na nossa tarefa do dia a dia”, disse Serifo Embaló.

O ministro anunciou na ocasião a pretensão de elaborar o projecto de  contabilidade  ambiental, tendo acrescentado  que recentemente iniciaram a construção de um centro de serviço ambiental, no Hospital Nacional Simão Mendes.  

ANG/AALS/JAM/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário